Aprocima quer apostar em novelas nacionais - Plataforma Media

Aprocima quer apostar em novelas nacionais

O presidente da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (Aprocima), Óscar Gil, critica a falta de abertura na Televisão Pública de Angola (TPA) aos realizadores nacionais que pretendem divulgar ficção e documentário cujos conteúdos realçam a cultura angolana

As declarações do realizador Óscar Gil surgem na sequência de a Tv Zimbo emitir semanalmente filmes angolanos na rubrica “Cine Nosso”, o que não se verifica na TPA, que emite telenovelas estrangeiras com regularidade.

“Entristece-nos ver a nossa televisão de bandeira, a TPA, a emitir conteúdos antigos de mais de 20 anos, alegando não haver produção nacional. Também nos entristece ver telenovelas de produção chinesa no Canal 2 da TPA”, desabafou Óscar Gil, alegando o impacto e a força que as telenovelas têm por veicularem mensagens fáceis de influenciar a opinião dos telespectadores, o que na sua opinião se traduz em condições criadas “para continuarmos a ser colonizados culturalmente”.

Leia mais em Jornal de Angola.