Início Economia Angola aposta na iniciativa Faixa e Rota

Angola aposta na iniciativa Faixa e Rota

CLbrief

Angola quer mais investimento chinês em agricultura, pesca, indústria, turismo e petróleo. De acordo com embaixador em Pequim, o país também está a procurar apoio no âmbito da iniciativa Faixa e Rota para um projeto de transporte transcontinental. 

Em entrevista à estação de televisão chinesa CECTV, e falando sobre a iniciativa Faixa e Rota, João Salvador Neto disse que Angola tem um conjunto de projetos rodoviários, ferroviários e marítimos, no nível sub-regional que permitem maior desenvolvimento e cooperação entre os estados membros da SADC. 

Esses projetos, acrescentou o diplomata, podem aumentar o impacto da iniciativa de Pequim Faixa e Rota em Angola e em todos os países da sub-região. 

De um ponto de vista bilateral, explicou, um grande projeto passa pelo uso do Corredor do Lobito, a ser desenvolvido por um consórcio que integra empresas chinesas e estrangeiras. 

O projeto, acrescentou, pretende tirar proveito de todos os recursos existentes ao longo do Corredor do Lobito, que vai da área do porto do Lobito, a Moçambique, e inclui o desenvolvimento e construção em larga escala de indústria petroquímica. 

Em 2019, o embaixador chinês Gong Tao visitou ano porto do Lobito a empresa de Caminho de Ferro de Benguela e destacou a importância do corredor, enfatizando que bens e matérias-primas produzidas no interior de Angola e em países vizinhos, como a República Democrática do Congo e a Zâmbia, podem usá-lo para alcançar o mercado internacional, incluindo a China. 

“Estou interessado em promover a cooperação comercial entre empresas chinesas e parceiros angolanos”, destacou então o diplomata chinês. Há uma “perspetiva muito brilhante de parcerias futuras, porque temos vantagens diferentes, podemos aproveitar e ter desenvolvimento comum”, acrescentou. 

Segundo a imprensa angolana, a China Harbour Engineearing Corporation, responsável pela requalificação do Porto do Lobito, em 2013, a COSCO e a Sinotrans, pela logística, estavam interessadas no Corredor do Lobito.

Na entrevista à CECTV, o embaixador João Salvador dos Santos Neto lembrou que Angola tem uma “imensidão de recursos” que merece ser explorada para a diversificação da economia, para que possa deixar de estar apenas dependente do petróleo.

A iniciativa Faixa e Rota é um plano estratégico de desenvolvimento que consiste na criação de corredores económicos através de uma nova Rota da Seda, por terra e mar. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!