Xi trabalhará com os parceiros no desenvolvimento da Faixa e Rota - Plataforma Media

Xi trabalhará com os parceiros no desenvolvimento da Faixa e Rota

Presidente Xi envia mensagem para conferência sobre cooperação internacional da Faixa e Rota.

A China trabalhará com seus parceiros para desenvolver a iniciativa da Faixa e Rota num modelo de cooperação para enfrentar desafios por meio da unidade, disse o presidente Xi Jinping na quinta-feira numa mensagem por escrito à Videoconferência de Alto Nível sobre a Cooperação Internacional da Faixa e Rota.

A Faixa e Rota também será um modelo de saúde para proteger a segurança e o bem-estar da população, um modelo de recuperação para restaurar a atividade económica e social e um modelo de crescimento para destravar o potencial de desenvolvimento, disse Xi.

A videoconferência é “uma reunião altamente importante que dá aos parceiros de cooperação do Cinturão e Rota uma oportunidade de discutir uma resposta coletiva à COVID-19, avançar na cooperação internacional e fortalecer a solidariedade”, afirmou Xi.

Xi indicou que o ataque repentino da COVID-19 tem representado uma grave ameaça à vida e à saúde da população em todo o mundo. Deu um pesado golpe na economia mundial e causou duros desafios económicos e sociais para alguns países, em particular os em desenvolvimento.

“Para conter o vírus, os países tomaram medidas robustas, eficazes e específicas do seu contexto nacional. Além disso, muitos países estão a fazer um esforço para retomar o desenvolvimento económico e social”, disse Xi, observando que, no caso da China, a vida e o bem-estar da população sempre foram colocados como prioridade.

A China fará o que puder e contribuirá para uma vitória global rápida contra a COVID-19 e a recuperação da economia global, assinalou o presidente.
“Seja em domar o vírus ou em alcançar a recuperação económica, não podemos ter sucesso sem solidariedade, cooperação e multilateralismo. A abordagem correta para combater crises globais e realizar o desenvolvimento a longo prazo é através de maior conetividade, abertura e abrangência”, disse.

“É aqui que a cooperação internacional da Faixa e Rota pode fazer uma grande diferença”, disse, acrescentando que a China está comprometida com o desenvolvimento pacífico e a cooperação mutuamente benéfica.

Ministros das Relações Exteriores ou funcionários de nível ministerial de 25 países participaram da videoconferência. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o administrador do Programa de Desenvolvimento da ONU, Achim Steiner, também estiveram presentes no evento.

Related posts
MundoSociedade

Pandemia está 'longe de ter acabado', afirma comité da OMS

ChinaPolítica

Xi Jinping defende “coexistência pacifica” no aniversário da adesão à ONU

Lifestyle

Ed Sheeran testa positivo à Covid-19 antes do lançamento de novo álbum

MundoSociedade

Mundo tem “todas as ferramentas” para acabar com a pandemia

Assine nossa Newsletter