Guitarra de Kurt Cobain usada no ‘MTV Unplugged’ leiloada hoje

por Guilherme Rego
Plataforma com DN/Lusa

O objeto vai a leilão com um valor de base estimado em um milhão de dólares (cerca de 924 mil euros)

A guitarra acústica Martin D-18E, de 1959, usada pelo vocalista dos Nirvana, Kurt Cobain, na gravação do ‘MTV Unplugged’ em 1993 vai estar em destaque hoje e amanhã no leilão “Ícones da música”, que se realizará em Beverly Hills e ao vivo na Internet, no site da Julien’s.

A banda norte-americana, assentada no movimento de grunge que nasceu no estado norte-americano de Washington no final da década de 1980, cresceu muito rapidamente, entre a data da sua formação, em 1987, e o auge da fama, alcançado em 1991 com o álbum ‘Nevermind’, tendo decorrido apenas dois anos desde esse momento até ao seu aparecimento no ‘MTV Unplugged’, a 18 de novembro de 1993.

Durante os últimos anos de vida, Cobain lutou contra o vício em heroína, depressão e fama, bem como as pressões na vida profissional e na vida pessoal em torno dele próprio e da mulher, a cantora Courtney Love. O músico morreu cinco meses depois da gravação do ‘MTV Unplugged’.

A atuação acústica dos Nirvana nessa noite produziu um dos álbuns ao vivo mais vendidos de todos os tempos. O “MTV Unplugged in New York” estreou-se em primeiro lugar na Billboard, nos Estados Unidos, e é consistentemente classificado entre os dez melhores álbuns ao vivo de todos os tempos.

O vocalista dos Nirvana era conhecido por partir as guitarras em palco e causar estragos com instrumentos utilizados pela banda nas suas atuações ao vivo, mas naquela noite em que gravou o ‘MTV Unplugged’ Kurt Cobain tratou bem a Martin D-18E, colocando-a cuidadosamente no seu suporte, deixando-a no centro do palco enquanto se afastava, no final do concerto.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!