O que separa a China e a Índia? Uma fronteira mal resolvida

por Rute Coelho
Eduardo Pedroso da Costa

A tensão na fronteira nos Himalaias está a aumentar entre os dois países, que se acusam mutuamente de trespassar território.

China e Índia estão atualmente num clima de tensão devido a confrontos na fronteira nos Himalaias. Na passada terça-feira 20 soldados indianos morreram e estima-se que cinco militares chineses também tenham falecido num episódio de violência em Galwan Valley, no setor este de Ladakh, nos Himalaias.

Imagem aérea da fronteira entre a Índia e a China nos Himalaias. Foto: AFP

Os dois países têm uma disputa de território que já dura há décadas: pelo menos desde 1962. Em 1975, o embate resultou em quatro soldados indianos mortos. A fronteira é composta por lagos de gelo e destaca-se pelas características montanhosas da região. Ambos têm uma forte disputa de território: a Índia acusa a China de ocupar 38 mil quilómetros quadrados de espaço que lhe pertence, enquanto a China reivindica 90 mil quilómetros quadrados de território.

Confrontos entre China e Índia provocam a morte de 20 militares indianos

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!