170 mil famílias timorenses recebem subsídio do Governo

por Filipa Rodrigues

Mais de 170 mil famílias em Timor-Leste, de um universo de cerca de 298 mil, já receberam um subsídio de 200 dólares do Governo no âmbito de medidas de resposta socioeconómica aos efeitos da pandemia.

Responsáveis do Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI) explicaram aos jornalistas que o total inclui famílias em todos os 12 municípios, estando ainda a ser finalizado o processo para pagamento aos residentes no enclave de Oecusse-Ambeno.

Em causa está a mais complexa das medidas anunciadas pelo Governo que prevê um apoio mensal de 100 dólares (cerca de 92 euros) até um máximo de três meses, com o primeiro pagamento, devido ao atraso na implementação, a abranger dois meses.

Na primeira semana de implementação da medida, o Governo entregou às famílias mais de 34 milhões de dólares (30,27 milhões de euros), com o processo a continuar em vários pontos do país.

O complexo processo de pagamento tem sido marcado por alguns problemas, com milhares de reclamações de famílias que dizem não ter sido incluídas nas listas.

A Comissão Anticorrupção (CAC) informou por seu lado terem sido detetadas algumas irregularidades nos pagamentos, com críticas igualmente ao facto de não estarem a ser respeitadas e cumpridas as medidas de higiene e distanciamento social devido à covid-19.

Timor-Leste não tem atualmente casos ativos de covid-19.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!