França em alerta com “genocídio” no Brasil

por Fernanda Mira

Membros dos coletivos franceses Alerte France Brésil e Md18 realizaram na Praça do Trocadero, em Paris, uma performance baseada no manifesto “A cada dia, o Brasil morre um pouco mais”.

Vestidos de preto e com alvos nas costas, os participantes usaram máscaras com as palavras Amazónia, Mulheres, Indígenas, Artistas, Justiça social, Negros, Lgbtql+, Marielle, Saúde pública e Laicidade. Junto à torre Eiffel, o grupo de dez pessoas, deitadas no chão e agarrando cruzes, representaram a população brasileira.

Segundo os organizadores, o objetivo foi o de alertar a comunidade internacional de que estão colaborando para o massacre quando continuam a negociar com um país “sob o jugo fascista”. Produzido em parceria com a Ubuntu Collectif Audiovisuel, o ato, que resultou no vídeo-arte “Genocide”, também presta solidariedade às mais de 40 mil vítimas do coronavírus no Brasil.