Angola tem novo modelo de Registo Civil

por Rute Coelho
Edna Dala

Um novo modelo de registo civil começa a ser implementado a partir de amanhã, em Luanda. Vai evitar, por exemplo, que os cidadãos regressem aos postos móveis ou conservatórias para levantarem o assento de nascimento, para a emissão do Bilhete de Identidade

O coordenador técnico nacional do Projecto de Massificação do Registo Civil e atribuição do Bilhete de Identidade (BI), Fernando Fortes, referiu que a introdução dos novos livros de Registo Civil inicia no posto do Kifica, em Luanda.
O também delegado da Justiça e dos Direitos Humanos em Luanda explicou que o novo documento é um modelo A4 dividido ao meio. Ostenta, do lado esquerdo, o assento de nascimento e, do outro, a cópia integral, que é entregue, na hora, ao utente.

O novo livro vai evitar, entre outros constrangimentos, por exemplo, que os cidadãos regressem aos postos móveis ou conservatórias para levantarem o assento de nascimento, para a emissão do Bilhete de Identidade. Esclareceu que os utentes poderão, igualmente, tratar os Bilhetes de Identidade no mesmo dia em que receberem a cópia integral, uma vez que o programa de Massificação prevê, para cada posto de Registo Civil, um posto de Identificação.

Leia mais em Jornal de Angola

Relacionado com este tema:

Começa hoje emissão do BI para angolanos em Portugal

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!