Detido em Cabo Verde suposto testa de ferro de Nicolás Maduro

por Fernanda Mira

As autoridades de Cabo Verde detiveram, com um mandado dos EUA, um empresário colombiano acusado de negócios corruptos com o Governo do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, informou a advogada do suspeito.

Alex Saab, empresário colombiano, foi detido em Cabo Verde quando o seu avião fez uma paragem para reabastecimento, no voo de regresso para o Irão, após uma viagem à Venezuela, segundo a advogada que o representa legalmente nos Estados Unidos, Maria Dominguez.

Saab era procurado pelas autoridades norte-americanas há vários anos, suspeito de acumular numerosos contratos, de origem considerada ilegal, com o Governo venezuelano de Nicolás Maduro.

Em 2019, procuradores federais em Miami, nos EUA, indiciaram Alex Saab e um seu sócio, por acusações de operações de lavagem de dinheiro, relacionadas com um suposto esquema de suborno para desenvolver moradias de baixa renda para o Governo venezuelano, que nunca foram construídas.

Ao mesmo tempo, Alex Saab foi alvo de sanções por parte do Governo dos EUA por supostamente utilizar uma rede de empresas de fachada, espalhadas pelo mundo, para ocultar avultados lucros de contratos de alimentos sobrevalorizados, obtidos através de subornos.

As autoridades norte-americanas descrevem Alex Saab como um testa-de-ferro de Nicolás Maduro, embora essa descrição não apareça em nenhum processo judicial e o Presidente venezuelano nunca tenha sido alvo de qualquer acusação relacionada com o empresário colombiano.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!