Bispo de Pemba pede ajuda internacional - entrevista PLATAFORMA - Plataforma Media

Bispo de Pemba pede ajuda internacional – entrevista PLATAFORMA

“Precisamos de ajuda e da solidariedade internacional”. Em entrevista ao PLATAFORMA, o Bispo de Pemba reconhece que, desde a denúncia feita pelo Papa Francisco, o governo moçambicano “tem reforçado o apoio militar em Cabo Delgado”, região massacrada por grupos armados. “Mas não chega”.

D. Luíz Fernando Lisboa, explica que “metade da província de Cabo Delgado”, onde vivem dois milhões de pessoas, está destroçada por ataques perpetrados por grupos armados que “queimam casas, matam pessoas e decepam cabeças”. A prioridade é pôr fim ao conflito, mas depois é preciso ajudar as pessoas a regressarem à vida normal e a reconstruírem aldeias dizimadas. “O problema não é só nosso”, para além do apelo à “solidariedade humanitária”, lembra que os recursos naturais beneficiam também os investidores e potências estrangeiras. Pede ajuda às Nações Unidas, à União Europeia, à União dos Estados Africanos, à Lusofonia…

O Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, falou com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi; “a Igreja está já muito tempo a ajudar, com o apoio da Cáritas”… e depois da denúncia feita pelo Para Francisco, o próprio governo moçambicano reforçou o seu envolvimento, reforçando a sua presença militar na região. Mas ainda há muito que fazer para acabar com a chacina e reconstruir a vida das populações.

O apelo de D. Luíz segue-se ao dos ataques, que há após cerca de dois anos e meio lançam o pânico em Cabo Delgado, tendo já causado mais de 1.000 mortos e 200.000 deslocados.

Veja toda a entrevista exclusiva do Bispo de Pemba ao Plataforma

“Todos temos medo” – SOS do Bispo de Pemba em vídeo exclusivo

“Só agora falam em Estado Islâmico” – Bispo de Pemba

Related posts
MoçambiquePolítica

Cimeira avalia hoje missão militar conjunta da SADC em Moçambique

MoçambiquePolítica

Cabo Delgado: Portugal lidera missão da UE porque “desde o princípio, se chegou à frente”

MoçambiquePolítica

Entre ruínas, em Quissanga e Macomia ensaia-se a reconstrução sob o espetro do medo

MoçambiqueSociedade

Cabo Delgado: Apoio internacional dá esperança a quem sonha voltar a casa nos centros de acolhimento

Assine nossa Newsletter