Início Mundo É oficial. O plástico está, literalmente, a cair do céu

É oficial. O plástico está, literalmente, a cair do céu

Mariana Albuquerque

Micropartículas detetadas no ar são consistentes com as que se acumulam no tecido pulmonar. O plástico já domina os quatro cantos do planeta (chega mesmo aos locais mais remotos) e nem os cientistas queriam acreditar nos resultados recolhidos.

Que os oceanos estão carregados de toneladas de plástico, ameaçando peixes, aves e espécies marinhas, já não é novidade. Mas e se lhe dissermos que, na verdade, está a chover plástico e não existe um único recanto no planeta onde ele não consiga chegar?

Um novo estudo publicado na revista Science conclui que a poluição gerada pelo plástico está, literalmente, em todo o lado. No ar que respiramos, a viajar ao sabor do vento e a cair do céu. Janice Brahney, cientista da Universidade de Utah que liderou a investigação, avança que, a cada ano, chovem mais de mil toneladas de micropartículas de plástico em parques nacionais e zonas selvagens do oeste americano. Número que representa entre 123 e 300 milhões de garrafas plásticas. “É mesmo muito irritante pensar nisto”, reconheceu, em declarações ao jornal The New York Times.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!