Lage não está seguro. Jesus é sonho, mas Luís Castro agrada na Luz

por Gonçalo Lopes
Gonçalo Lopes

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, defendeu recentemente a continuidade de Bruno Lage à frente dos encarnados, independentemente da conquista ou não do campeonato. Nessa altura, em entrevista à BTV, ressalvou, contudo, que “muita coisa podia acontecer” até final da época. E, sabe o Plataforma, não é mesmo nada garantida a continuidade do atual treinador à frente dos destinos encarnados a partir de julho.

Com um mau arranque após a pausa no campeonato, com dois empates frente a Tondela (0-0) e Portimonense (2-2) e com a fuga do FC Porto na frente da Liga, agora com mais dois pontos de avanço, Luís Filipe Vieira, máximo dirigente do Benfica, não tem gostado das exibições das águias, que somam cinco empates nos últimos jogos do campeonato. Bruno Lage foi uma aposta pessoal do presidente, no ano passado, e deu frutos, com a conquista da Liga. Este ano, porém, as expetativas saíram furadas, apesar dos muitos milhões que a direção gastou em reforços.

O Benfica chegou a ter sete pontos de avanço para o FC Porto, mas viu os azuis e brancos ultrapassarem o campeão em título nas últimas jornadas. A direção encarnada não vê razões para tão más exibições e no final da época analisará, até porque além da Liga está em disputa também a final da Taça de Portugal, onde o clube da Luz medirá forças com o FC Porto.

E apesar de, de momento, nada estar decidido e a aposta em Bruno Lage ser uma certeza, a verdade é que as próximas oito rondas do campeonato serão decisivas, assim com a final da Taça, para a sua continuidade.

Numa perspetiva de futuro, aliás, sabe o Plataforma que há dois nomes que são vistos como as melhores opções para a sucessão. Em primeiro lugar está Jorge Jesus, mas Luís Filipe Vieira sabe que dificilmente conseguirá o regresso do antigo treinador, que ainda recentemente renovou com o Flamengo. Face a isso há outro nome que satisfaz toda a direção, até mais que Jorge Jesus, nomeadamente o de Luís Castro, atual treinador do Shakthar Donetsk da Ucrânia.

Rui Costa, administrador do Benfica, é um dos que já fez saber da vontade em contar com o treinador que já passou pelo FC Porto, sendo que também Luís Filipe Vieira vêm com muito agrado este nome.

Bruno Lage terá assim que convencer até final da temporada. Luís Filipe Vieira pretende continuar a apostar no antigo técnico da equipa B, mas para tal pretende também ver evolução. Para já não há negociações com outros técnicos, mas há nomes que agradam, como o Plataforma apurou.