Início » Dijsselbloem: “Não vejo em Centeno um segundo Varoufakis”

Dijsselbloem: “Não vejo em Centeno um segundo Varoufakis”

João Francisco Guerreiro

Numa conversa por videoconferência, o ex-ministro das Finanças dos Países Baixos, antecessor do português Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, falou ao DN sobre a saída deste e sobre a resposta europeia à crise provocada pela pandemia. Jeroen Dijsselbloem aborda ainda as divisões entre os 27 sobre a melhor solução para a União Europeia.

Jeroen Dijsselbloem liderou o Eurogrupo durante cinco anos, durante um período de uma outra crise. As comparações que fez, a certa altura, sobre os países do sul foram particularmente controversas. Hoje, dirige o Dutch Safety Board, o Conselho de Segurança dos Países Baixos, que tem entre mãos as investigações à abordagem do país à pandemia.

Nesta conversa, gravada por videoconferência entre Bruxelas e Amesterdão, falámos sobre plano da Comissão Europeia para a recuperação da economia, sobre Mário Centeno, agora que está de saída do Ministério das Finanças e do Eurogrupo, sobre o plano de recuperação para a Europa e ainda sobre as discussões que levaram o primeiro-ministro português a criticar o tom do discurso do atual titular da pasta de Dijsselbloem, que já assumiu no Ministério das Finanças em Haia.

Leia mais em Diário de Notícias.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!