Portugal é o país mais seguro da União Europeia - Plataforma Media

Portugal é o país mais seguro da União Europeia

No “Global Peace Index (GPI), ranking internacional dos países mais seguros, o país surge em 3º lugar, atrás apenas da Islândia e da Nova Zelândia. Ocupa o primeiro lugar entre os países da União Europeia, sublinha o Ministério da Administração Interna

Em comunicado enviado às redações, o ministério da Administração Interna, tutelado por Eduardo Cabrita, destaca que no relatório do Institute for Economics & Peace, com cerca de 100 páginas e hoje divulgado, Portugal aparece na terceira posição “apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia”. LOcupa o primeiro lugar entre os países da União Europeia.

“Os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ‘ranking'”, reforça a nota.

Em 2014, Portugal ocupava o décimo oitavo lugar no Global Peace Indez, tendo alcançado a terceira posição, em 2019.

A 14ª edição daquele ‘ranking’, que classifica 163 estados e territórios independentes e cobre 99,7% da população do mundo, conclui que “o nível global de paz se deteriorou, num mundo em que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, estando a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia de covid-19”.

No estudo, realizado pela Economist Intelligence Unit, a pontuação de cada país é atribuída em função de conflitos internos e externos, segurança e militarização, aferidas por 23 indicadores.

“O GPI de 2020 conclui que o mundo ficou menos seguro pela nona vez nos últimos 12 anos, com o nível médio de paz dos países a cair 0,34% no ano passado. No total, o clima de segurança melhorou em 81 países e piorou em 80”, lê-se no estudo.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
PolíticaSão Tomé e Príncipe

UE condena tentativa de golpe em São Tomé e Príncipe e pede respeito pelos direitos humanos

Política

Ministros da UE debatem esta 5.ª feira mecanismo de último recurso para teto ao gás

EconomiaMundo

Bruxelas admite períodos mais longos para países da UE reduzirem dívida e défice

MundoPolítica

Presidentes de EUA e México discutem migração, segurança e desenvolvimento

Assine nossa Newsletter