“Língua portuguesa tem importância incrível” em Macau” - Plataforma Media

“Língua portuguesa tem importância incrível” em Macau”

A herança histórica de Macau, marcada por mais de 400 anos de cultura portuguesa, seria insuficiente para a impor a língua de Camões depois da passagem de soberania para a China. O economista José Sales Marques explica que só mesmo o “pragmatismo da China” permite a “importância incrível” da língua portuguesa no futuro, uma vez que foi assumida como “instrumento da política externa chinesa”, uma vez que Macau é assumido como “uma janela para o mundo” e ponte para as relações com os Países de Língua Portuguesa.

Numa cidade muito marcada pela economia do jogo, “há muito tempo”, a geoestratégica chinesa aponta para o futuro Macau a missão de se integrar na lógica continental, sobretudo através do papel que lhe é reservado na Grande Baía – região económica especial ao longo do Delta do  Rio das Pérolas. Mas, ao mesmo tempo, recorrendo à sua cultura histórica e à sua capacidade de adaptação para servir os interesses da China na sua relação com a Europa e a Lusofonia, conclui Sales Marques.

Veja o debate completo sobre a identidade de Macau, com Carlos Morais José, José Sales Marques (economista e presidente do Instituto de Estudos Europeus) e Miguel Senna Fernandes (advogado, presidente da Associação dos Macaenses), moderado por Paulo Rego (diretor geral do Plataforma Macau).

Artigos relacionados
Lusofonia

As diferenças na construção da identidade nacional

Lusofonia

Os PALOP sentem-se muitas vezes pouco africanos

MacauSociedade

A identidade do abraço ao outro

Lusofonia

"Timor, uma Babel onde pessoas não conseguem quase comunicar"

Assine nossa Newsletter

Vale a pena ler...
Cultura macaense “vai sobreviver”