Novo Governo timorense passa de 25 para pelo menos 43 elementos

por Fernanda Mira

O Governo timorense vai ter pelo menos 43 membros, com 19 novos elementos do executivo, que é apoiado por três partidos, a tomarem posse em breve, segundo a lista atualizada a que a Lusa teve acesso.

A lista de novos membros do executivo é dominada pela entrada da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) no executivo, mas inclui ainda a entrada de novos membros dos restantes partidos no Governo, Partido Libertação Popular (PLP) e Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO).

No âmbito da remodelação em curso, o Governo vai aprovar na quarta-feira em Conselho de Ministros a terceira alteração à orgânica em menos de um mês, para acomodar as mudanças aprovadas, disse à Lusa fonte do executivo.

Em concreto, e segundo a lista preparada pelo primeiro-ministro Taur Matan Ruak e a que a Lusa teve acesso, haverá a ‘fusão’ dos atuais dois cargos de vice-ministros da Saúde num só e ainda a criação de um novo cargo de vice-ministro da Agricultura.

Entre os novos membros que tomam posse, contam-se elementos da Fretilin que vão ocupar cargos de atuais ministros demissionários do CNRT, mas também trocas em alguns cargos.

Os novos nomeados incluem José Reis, vice-secretário-geral adjunto da Fretilin, que assume as funções de vice-primeiro-ministro e ministro do Plano e Ordenamento e ainda seis ministros.

Trata-se de Joaquim Amaral (Fretilin), ministro coordenador dos Assuntos Económicos, Adalgiza Magno (Fretilin) ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e António Armindo (KHUNTO) como ministro do Interior.

Três outros membros da Fretilin ocuparão cargos de ministros: Vitor Soares no Petróleo e Assuntos Minerais, José Lucas da Silva no Turismo, Comércio e Indústria e Armindo Maia, como ministro da Educação, Juventude e Desporto.

Do grupo de sete novos vice-ministros, faz parte Domingos Lopes Antunes (Fretilin), que será vice-ministro do Comércio e Indústria, substituindo um nome que chegou a ser apresentado pelo partido, Leovegildo dos Santos, mas que foi retirado por ter processos pendentes na justiça.

Tomarão ainda posse Inácia Teixeira como nova vice-ministra do Turismo e Lino Torrezão como vice-ministro da Administração Estatal, ambos da Fretilin e Abílio Xavier de Araújo, que estreia o novo cargo de vice-ministro da Agricultura.

Julião da Silva (KHUNTO), atual secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego será o novo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Edmundo Caetano (KHUNTO) o novo vice-ministro da Justiça e, do mesmo partido, António Guterres, como vice-ministro da Educação, Juventude e Desporto.

A lista inclui ainda cinco novos secretários de Estado entre eles o da Proteção Civil, Joaquim José dos Reis Martins (KHUNTO), que tinha sido exonerado do cargo no passado dia 28 de maio.

Alarico do Rosário (KHUNTO) assume as funções de secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego, Elídio de Araújo as de secretário de Estado das Pescas, Elizário Ferreira (Fretilin) as de novo secretário de Estado das Cooperativas e Abraão Saldanha, deste último partido, como secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Atualmente, o Governo já tem um total de 25 elementos em funções, nomeadamente o primeiro-ministro, um vice-primeiro-ministro, 12 ministros, cinco vice-ministros e seis secretários de Estado, sendo que um dos atuais membros vai ser substituído.

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!