Início Portugal Importações de produtos angolanos caíram para metade

Importações de produtos angolanos caíram para metade

As exportações de Portugal para Angola caíram 27,3% em abril, o primeiro mês em que ambos os países estiveram em regime de confinamento, enquanto as importações de produtos angolanos para Portugal caíram quase 50%.

De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), compilados hoje para a Lusa, Portugal exportou produtos e bens no valor de 100 milhões de euros para Angola em abril de 2019, o que compara com os 73,4 milhões vendidos em abril deste ano, marcado pelo estado de emergência decretado em ambos os países.

Em sentido inverso, os empresários angolanos venderam a Portugal produtos e serviços no valor de 53,7 milhões de euros em abril deste ano, o que representa uma descida de 49,9% face aos 114,5 milhões vendidos em abril do ano passado.

Relativamente aos primeiros quatro meses do ano, as importações portuguesas caíram de 350 milhões de euros de janeiro a abril de 2019, para 299 milhões de euros no período homólogo deste ano, o que representa uma queda de 14,3%.

Em sentido inverso, as exportações passaram de 388 milhões de euros, de janeiro a abril de 2019, para 298 milhões de euros nos primeiros quatro meses deste ano, o que demonstra uma queda de 23,3%.

A nível global, as exportações diminuíram 39,8% e as importações recuaram 39,1% em abril em termos homólogos, “refletindo os constrangimentos à atividade económica determinados pelas medidas de contenção à disseminação da pandemia covid-19”, divulgou hoje o INE.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!