Confronto entre FLEC e Forças Armadas faz 12 mortos em Cabinda - Plataforma Media

Confronto entre FLEC e Forças Armadas faz 12 mortos em Cabinda

A Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) anunciou hoje a morte de quatro militares das Forças Armadas Angolanas, em confrontos naquele enclave, que provocaram ainda a morte de seis civis e dois dos seus combatentes.

Num designado “comunicado de guerra”, assinado pelo general de brigada e porta-voz do Estado-Maior-General das Forças Armadas Cabindesas (FAC), António do Rosário, a FLEC informou que os confrontos aconteceram na noite de terça-feira, na vila de Chuvovo, região de Massabi.

Segundo a mesma informação, os incidentes ocorreram “devido a provocação do Exército angolano que violou o cessar-fogo recentemente decretado no território de Cabinda”.

A FLEC, através do seu “braço armado”, as FAC, luta pela independência no território alegando que o enclave era um protetorado português, tal como ficou estabelecido no Tratado de Simulambuco, assinado em 1885, e não parte integrante do território angolano.

Criada em 1963, a organização independentista dividiu-se e multiplicou-se em diferentes fações, efémeras, com a FLEC/FAC a manter-se como o único movimento que alega manter uma “resistência armada” contra a administração de Luanda.

Related posts
AngolaMoçambique

Angola renova presença na força conjunta da SADC de apoio a Moçambique

BrasilPolítica

Lula da Silva reconhece que Forças Armadas brasileiras estão com Bolsonaro

BrasilPolítica

“Terroristas roubaram armas usadas pelo GSI no Planalto do Brasil”

BrasilPolítica

Tribunal Eleitoral brasileiro satisfeito por Forças Armadas não terem apontado fraude

Assine nossa Newsletter