O Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, felicita todas as crianças e famílias pela passagem de mais um Dia Internacional da Criança, apesar do ambiente de alguma incerteza e ansiedade que se vive devido à pandemia da Covid-19.
Segundo o documento de felicitação, chegado à redacção do Jornal de Angola, as crianças são a maioria da população angolana, pois, mais de cinquenta por cento tem menos de 18 anos de idade. Este dado, lê-se, nunca pode passar despercebido, refere-se a um grupo com necessidades específicas em todas as fases do seu desenvolvimento.
A nota indica ainda que o estudo sobre a pobreza infantil apresentado pelo Instituto Nacional de Estatística, em 2018, mostra que três em cada quatro crianças com menos de 18 anos não têm acesso a pelo menos três dos serviços essênciais para a sua sobrevivência e desenvolvimento nomeadamente, a nutrição, a saúde, protecção infantil, prevenção da malária, educação, exposição aos meios de comunicação social, habitação, água e saneamento.
Leia mais em Jornal de Angola
Este artigo está disponível em: English