Xi Jinping explicou ao mundo como a China salva vidas a todo o custo

por Abel Morais

O que é ‘as pessoas primeiro’?” O presidente chinês, Xi Jinping, perguntou antes de dar sua própria resposta quando conversava com os legisladores na Assembleia Nacional Popular.

“Tantas pessoas trabalharam juntas para salvar um único paciente. Isso, em essência, personifica fazer o que for preciso (salvar vidas)”, indicou o presidente no 13º Congresso Nacional do Povo.

Durante as suas deliberações com os deputados da Região Autónoma da Mongólia Interior, na sexta-feira, “povo” foi a sua uma palavra-chave.

Xi referiu-se a uma história contada por outro deputado naquela manhã. Luo Jie, da província de Hubei, atingida pela covid-19, como os médicos do hospital passaram 47 dias salvando um paciente de 87 anos.

“Cerca de dez médicos cuidaram meticulosamente do paciente ao longo de dezenas de dias e finalmente salvaram-lhe a vida”, disse Xi. “Estou realmente impressionado.”

Na pandemia, os profissionais de saúde de todo o mundo reconheceram que os idosos são os mais difíceis de tratar e os que requerem os recursos médicos mais sofisticados. A China deu a cada paciente tratamento igual, independentemente da sua idade ou riqueza.
Somente em Hubei, mais de 3.600 pacientes com mais de 80 anos foram curados. Na capital da província, Wuhan, sete pacientes centenários foram curados.

“Mobilizamos de todo o país os melhores médicos, os equipamentos mais avançados e os recursos necessários para Hubei e Wuhan, empenhando-se em salvar vidas”, disse Xi durante as deliberações, acrescentando que o paciente mais velho curado tem 108 anos.

“Estamos dispostos a salvar vidas a todo custo. Não importa a idade dos pacientes e a gravidade das suas condições, nunca desistimos”, disse Xi.

Xi juntou-se a assessores políticos e legisladores na quinta e sexta-feira, prestando uma homenagem silenciosa às vidas perdidas para a covid-19 no principal órgão consultivo político e o legislador nacional.

O relatório de trabalho do governo deste ano indica que a economia da China registou um crescimento negativo no primeiro trimestre deste ano, mas foi “um preço que vale a pena pagar” para conter a covid-19, pois a vida é inestimável.

“Como país em desenvolvimento, com 1,4 mil milhões de pessoas, foi apenas superando enormes dificuldades que a China conseguiu conter a doença em tão pouco tempo, além de garantir as necessidades básicas de nosso povo”, afirmou o relatório.

A governação de longo prazo do partido, disse Xi, baseia-se em “manter sempre um estreito vínculo com o povo”.

“Devemos sempre permanecer fiéis à aspiração das pessoas e trabalhar em conjunto com elas através de grossas e finas”, sustentou o líder chinês.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!