Início » O atraso no bloqueio dos EUA causou pelo menos 36.000 mortes

O atraso no bloqueio dos EUA causou pelo menos 36.000 mortes

Se os Estados Unidos tivessem começado a impor medidas de distanciamento social uma semana antes em março, cerca de 36.000 pessoas a menos teriam morrido na pandemia do COVID-19, informou o New York Times na quinta-feira, citando novas estimativas da Universidade de Columbia.

Os analistas também estimaram que se o país tivesse começado a trancar cidades e limitar o contato social no 1º dia de março, duas semanas antes da época em que a maioria dos americanos começava a ficar em casa, cerca de 83% das mortes do país seriam evitadas.

Os pesquisadores descobriram que mesmo pequenas diferenças no tempo teriam impedido o pior crescimento exponencial, que em abril varria a cidade de Nova York, Nova Orleães e outras grandes cidades. “É uma grande, grande diferença”, disse Jeffrey Shaman, epidemiologista da Universidade de Columbia e líder da equipe de pesquisa.

“Esse pequeno momento no tempo, nessa fase de crescimento, é incrivelmente crítico na redução do número de mortes”. Até agora, os Estados Unidos registaram mais de 1.550.000 casos de COVID-19 e mais de 93.000 mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!