Início » João Lourenço quer Angola em estado de emergência até 24 de maio

João Lourenço quer Angola em estado de emergência até 24 de maio

O Conselho da República recomendou, nesta quinta-feira, a prorrogação do Estado de Emergência, a fim de conter a propagação da Covid-19, pandemia que já infetou 36 pessoas em Angola, desde março último.

Angola observa esta fase excecional desde 27 de março. Neste período, o país já registou duas prorrogações, sendo que a última vigorará até às 23h59 do dia 10 de maio.

Segundo a porta-voz do encontro, Rosa Cruz e Silva, fundamentou que persistem as razões da declaração do Estado de Emergência, acrescidas com o surgimento de casos de transmissão local.

O órgão de consulta do Presidente da República considerou fundamental a melhoria da distribuição de água à população que não tem acesso regular ao líquido.

https://www.facebook.com/PresidedaRepublica/posts/3052767978116339?__xts__[0]=68.ARCFnCLlcNJXuACMpZ2vGsMW-j7dKmZOL3wOICJOa0VJTLE_48DiT0zCRhCr-DZ-CV2CSjI4xdz31aFz6QhnwzUHdJp_UVqdvjV4B2jeKLvoWVALq1P9Tm7ikHluHgPo5lP5CBIxgqx8kLt2dr0A6LpZoTew7T1zcKNWSp20yoDOhxf2J5GToPmrj5VKpMJbd1Kc1K3C-xEQxljALNrdUmgkAvZxJPz1ZwusZnQQwXI8wRCUFUCHcing8_H0j_vCT2toOYb8F87PGIrXSLofYWDtxteBDIrB3Pecxp8arRi3rCJlJaYNw2G5wSXfnVUjsXe1vj0LgTopGQRLHtxF7oCT1I2D&__tn__=-R

A reunião deliberou que o funcionamento dos mercados ocorra de terça-feira a sábado e que se aumente os testes contra a covid-19 à população.

Sob orientação do Presidente, o Conselho reconheceu que grande parte da população tem dificuldade em enfrentar as medidas restritivas do Estado de Emergência, por falta de meios de subsistência.

Neste particular, Rosa Cruz e Silva sustentou que foi sugerido que se encontre um equilíbrio entre o confinamento social e as dificuldades enfrentadas pelas famílias carenciadas.

Esclarecendo, ainda, que não há qualquer impedimento à circulação de viaturas transportando bens alimentares durante as 24 horas no país.

Fazem parte do Conselho da República, o presidente da Assembleia Nacional, o presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República, líderes de partidos políticos com assento parlamentar e entidades convidadas.

Plataforma – Lisboa, com Angop

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!