Mubua, um africano na luta contra a Covid-19 em Guangzhou

por Guilherme Rego

Jeremie Mubua Ilrich, da República Democrática do Congo, trabalha como voluntário a medir a temperatura corporal dos habitantes e a identificar os estrangeiros na cidade chinesa

Todos os dias, às 8:30 da manhã, o congolês Jeremie Mubua Ilrich deixa o seu apartamento na cidade chinesa de Guangzhou e caminha até ao Hotel Dongyue, onde inicia o seu trabalho voluntário.

Mubua trabalha como voluntário na sua comunidade na rua Dengfeng desde 2016.

Agora focado na prevenção da epidemia da Covid-19, Mubua mede a temperatura corporal dos habitantes e verifica a identificação dos estrangeiros.

“Estou em Guangzhou há muitos anos e posso entender melhor as medidas locais de prevenção epidémica”, afirmou, acrescentando que ajuda os estrangeiros a cooperarem com o governo chinês na luta contra o coronavírus.

Além do serviço comunitário de porta a porta, Mubua também ajuda expatriados estrangeiros a comunicarem com médicos e funcionários do centro local de controlo e prevenção de doenças.

Por mais simples e repetitivo que seja o trabalho, exige muita paciência e perseverança. “A primeira coisa que faço quando volto para casa é deitar-me, mas também estou satisfeito por mais pessoas aprenderem a cooperar por causa dos meus esforços.”

Por saber falar francês, inglês, chinês e até suaíli, o congolês tornou-se um voluntário popular, com quem muitas pessoas gostam de conversar. “Uma comunicação eficaz pode facilitar as coisas e levar a menos mal-entendidos”, diz.

Os esforços de Mubua também foram reconhecidos por outros estrangeiros, alguns dos quais fazem-lhe donativos em dinheiro.

Em 2013, Mubua chegou a Guangzhou para estudar chinês. Apenas um ano depois dos seus estudos, candidatou-se para ser voluntário na sua comunidade, onde vivem muitos estrangeiros. Embora o seu chinês não fosse muito bom na época, Jeremie tentava, ainda assim, melhorar a comunicação entre a comunidade chinesa e os estrangeiros.

Desde então, faz duas horas de serviço voluntário na sua comunidade todos os dias. “Quero ajudar mais estrangeiros a terem uma vida mais conveniente e feliz em Guangzhou”, afirmou.

Vendo Guangzhou como uma cidade bonita e antiga, Mubua aprecia o seu ambiente favorável aos negócios e a sua sociedade inclusiva, que o incentivam a prolongar a sua estadia nesta metrópole chinesa. “As pessoas aqui são compreensivas, e desejo que todos os estrangeiros amem esta cidade.”

Plataforma/Xinhua – China