O vírus já matou tantos americanos em 2 meses como a guerra do Vietname

por Guilherme Rego

Na guerra do Vietname, que se estendeu ao longo de 18 anos e 11 meses, registou-se a perda de 58.318 militares norte-americanos, entre 1956 e 1975. Agora, com a pandemia de coronavírus, em apenas dois meses, os Estados Unidos já registam 57.862 mortos (desde 6 de fevereiro), noticia o jornal espanhol El Mundo na sua edição de hoje.

A um ritmo de duas mil mortes por dia é uma questão de horas até que os números voltem a subir.

O Instituto de Medições e Avaliação Médica norte-americano (IHME), da Universidade de Washington, que elaborou as projeções mais conhecidas sobre o alcance da pandemia, aumentou em 9,5% as suas previsões de mortes nos Estados Unidos, que agora se situam em 74.073.

Ainda assim, os números de mortes nos EUA são inferiores à maioria dos países europeus. Mas as cifras são controversas porque há estados, como o de Nova Iorque, que usam critérios mais amplos na hora de contabilizar os mortos e outros como a Califórnia, que usam critérios mais restritos.