China sinaliza o controlo da pandemia com a abertura do parlamento
Beijing já anunciou que a 22 de Maio irá resumir a atividade no Parlamento após um período recorde sem sessões. Com isto, a China demonstra confiança de que o pior já passou e de que a pandemia está sob controlo.
Na manhã de hoje (quarta-feira) em Hong Kong, Tam Yiu-chung, um representante local do Comité Permanente, falou à imprensa e disse que a estrutura parlamentar tomou “medidas especiais” para assegurar a segurança dos deputados face à ameaça do Covid-19.
Tam reforça que a conferência anual do Comité Permanente só foi possível graças ao melhoramento da situação epidémica no país. Ainda citou o Presidente da NPC, Li Zhanshu, dizendo que esta reunião permitirá “unir pensamentos e ideias” entre deputados sobre a situação corrente na China e na análise do programa de erradicação da pobreza. Até agora apenas houve decisão sobre a data e não sobre a sua duração.
Tam acredita que os deputados vão atender a sessão em pessoa, adicionando que os departamentos relevantes, no que toca à segurança deste evento, estão a planear minuciosamente o evento, de modo a evitar riscos desnecessários.
Esta conferência anual era para se realizar no início de Março e foi adiada pela primeira vez em duas décadas.