O Secretário do Tesouro dos EUA diz que considera programa de empréstimos para empresas de petróleo devido ao COVID-19

por user.admin

“Um dos componentes que estamos a ver é fornecer um mecanismo de empréstimo para a indústria”, disse Mnuchin em entrevista à Bloomberg News, acrescentando que está a analisar muitas opções diferentes e ainda não tirou conclusões.

Mnuchin sugeriu que as empresas petrolíferas dos EUA já possam ter acesso a um programa de empréstimos que a Federal Reserve (Fed) criou para empresas de “ruas principais”. “As empresas com grau de investimento poderão ter acesso ao mercado de capitais normal ou acessar às instalações com grau de investimento do Fed”, disse , acrescentando que também está a discutir “estruturas alternativas com bancos” para ajudar as empresas de petróleo que não estão “, suficientemente dignas de crédito para acessar às facilidades de empréstimo do Fed.

Os comentários de Mnuchin vieram depois do presidente dos EUA, Donald Trump, ordenar na terça-feira que os seus secretários de tesouraria e energia a formulassem um plano para fornecer fundos às indústrias de petróleo e gás.

Um grupo de 11 senadores dos EUA na terça-feira também pediu ao governo Trump que tornasse os empréstimos acessíveis aos produtores domésticos de energia para proteger os empregos americanos associados à indústria.

“Estamos alarmados com a aceleração da crise econômica e o seu impacto na segurança energética do país no setor de petróleo e gás”, escreveram os senadores numa carta a Mnuchin e ao presidente do Fed, Jerome Powell.

Nas próximas semanas, “enfrentamos o perigo real e presente de ver centenas, senão milhares de produtores de petróleo fechar, um evento que tem um impato profundamente negativo na indústria, seus parceiros financeiros e consumidores nos próximos anos”, alertaram.

As indústrias de petróleo e gás sofreram uma liquidação histórica com a pandemia do coronavírus. Quase 40% dos produtores de petróleo e gás natural dos EUA enfrentam insolvência durante o ano se os preços do petróleo permanecerem perto de 30 dólares americanos o barril, de acordo com uma pesquisa recente do Federal Reserve Bank de Kansas City.

“As expectativas para atividades futuras também caíram para o nível mais baixo desde o final de 2014, pois a maioria das empresas não espera que os preços da energia retornem a níveis lucrativos este ano”, disse Chad Wilkerson, economista do Federal Reserve Bank de Kansas City.

O West Texas Intermediate (WTI) para entrega em maio na segunda-feira derramou US $ 55,9 dólares, ou mais de 305%, para liquidar a -37,63 dólares o barril na Bolsa Mercantil de Nova York (NYMEX), o que implica que os produtores pagariam aos compradores para retirar o petróleo das mãos deles.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!