Vinte rádios transmitem instrumental “Sleep” com 8,5 horas

por Pedro Tadeu

“Há cinco anos escrevi ‘Sleep’ como um convite para fazer uma pausa nas nossas vidas tão preenchidas. Agora enfrentamos uma inesperada e indesejada paragem [por causa da pandemia da covid-19]. Não é fácil a adaptação a esta nova normalidade, que diariamente comporta ansiedade e sofrimento”, afirma Max Richter na página oficial.

Por isso, o músico fez uma parceria com 17 estações de rádio, que integram a União Europeia de Radiodifusão (EBU), e outras estações dos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, para uma transmissão coletiva daquela composição durante o fim de semana da Páscoa.

Assim, a composição instrumental será transmitida durante os períodos da noite e madrugada, entre sábado e segunda-feira, coincidindo assim com o tempo de sono dos ouvintes, em rádios como a BBC Radio 3 (Reino Unido), a RAI Radio 3 (Itália), a France Musique (França) ou a LRT Klasika (Lituânia).

Apesar de pertencer à EBU, a Antena 2 não irá transmitir a composição, como explicou à agência Lusa o diretor da estação pública, João Almeida.

A gravação que será transmitida nas estações de rádio foi feita em 2015 para a BBC, com Max Richter (piano, sintetizadores) acompanhado de um pequeno ‘ensemble’, com a soprano Gace Davidson e os instrumentistas Natália Bonner, Stebe Morris (violino), Reiad Chibah (viola), Ian Burdge e Chris Worsey (violoncelo).

Holanda, Espanha, Dinamarca e Bélgica são outros países que irão transmitir a composição.

“Sleep”, com oito horas e meia de duração, foi editado em álbum pela Deutsche Grammophon em 2015 e apresentado por Max Richter como uma canção de embalar, “um manifesto para uma existência mais vagarosa”.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!