OMS pede para não politizarem a Covid-19

por user.admin

Respondendo a uma pergunta da imprensa sobre a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de congelar o financiamento dos EUA para a OMS, Tedros disse que a sua mensagem para o mundo neste momento é de unidade e solidariedade, em vez de politizar o vírus.

“Vou sugerir duas coisas ao mundo”, disse numa entrevista coletiva virtual em Genebra. O primeiro é a unidade nacional e o segundo é a solidariedade global. Tedros enfatizou que, a nível nacional, os líderes devem trabalhar além das fronteiras do partido.

“A minha mensagem para os partidos políticos é de não politizarem o vírus. Se se importam com o povo, trabalhem de acordo com as linhas e ideologias partidárias… Sem unidade, asseguramos, mesmo qualquer país que possua um sistema melhor vai ter mais problemas e mais crises “, observou Tedros.

“Não há necessidade de usar o Covid para marcar pontos políticos. Há outras maneiras de se provar a si próprio. Não é assim que se deve manejar a política. É brincar com o fogo”, acrescentou Tedros.

“Agora, os Estados Unidos e a China, o resto do G20 e o resto do mundo devem se unir para combater o vírus”, disse ele, acrescentando que “quando há fissuras a nível nacional e global, é quando vírus é bem-sucedido. “

No início do dia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, tinha pedido apoio à OMS. “É minha convicção de que a Organização Mundial da Saúde deve ser apoiada, pois é absolutamente crítico para os esforços mundiais para vencer a guerra contra o Covid-19”, disse Guterres em comunicado.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!