Início Futuro União Europeia vai rastrear os telemóveis para combater a pandemia

União Europeia vai rastrear os telemóveis para combater a pandemia

O modelo de gestão de dados móveis e de geolocalização utilizado na China e na Coreia do Sul levou a Comissão Europeia a solicitar às principais operadoras de telecomunicações dados dos seus clientes para se fazer um seguimento da Covid-19 nos Estados membros e poder antecipar o ritmo de evolução dos contágios, escreve hoje o jornal espanhol El País.

Paralelamente, o Ministério da Saúde espanhol pôs em marcha o programa DataCovid-19 para rastrear as deslocações da população e avaliar as capacidades sanitárias em cada província do reino.

No projeto da Comissão Europeia participam oito das maiores companhias de telecomunicações móveis do continente, entre as quais a alemã Deutsche Telekom, a espanhola Telefónica, a Vodafone Telecom Itália e a francesa Orange, segundo a notícia do El País.

Estas grandes empresas vão facilitar dados agregados de milhões de telemóveis e que ficarão a coberto do anonimato (será suprimida informação pessoal). Dados esses que serão “apagados” ou limpos depois de ter sido estancada a crise sanitária global da Covid-19.

Combinando a Big Data e a Inteligência Artificial será feito um mapa territorial do coronavírus e avaliados os efeitos das medidas de isolamento social implantadas nos Estados membros. A análise desta gigantesca quantidade de dados vai permitir definir padrões de expansão do vírus e rever ou endurecer medidas de quarentena obrigatória.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!