Estrelas de ténis em torneio de Zhuhai

por Arsenio Reis

britânico Andy Murray, que já liderou o ranking mundial, é uma das grandes figuras do torneio que tem lugar em Zhuhai. A cidade é palco do primeiro Torneio de Ténis ATP (Associação de Tenistas Profissionais) até domingo no Centro Internacional de Ténis de Hengqin. É o evento masculino de nível mais elevado da modalidade no sul da China e o único do circuito ATP na Área da Grande Baía.

Com prémios no valor total de um milhão de dólares, o vencedor singular irá receber cerca de 160 mil dólares.

A competição de singulares do campeonato conta com 28 participantes, incluindo três wild cards e quatro que vêm da qualificação, sendo que os primeiros quatro passam diretamente à segunda ronda.

O grego Stefanos Tsitsipas e o espanhol Roberto Bautista Agut são os dois primeiros cabeças de série. Entre os participantes, estão também o francês Gael Monfils, no mesmo grupo de Stefanos Tsitsipas, e o croata Borna Coric, no mesmo grupo de Roberto Bautista Agut.

Todos profissionais estão entre os 20 melhores a nível mundial. Tsitsipas ocupa atualmente o 7º lugar no ranking ATP.

Zhuhai é a primeira cidade do sul da China a receber um torneio ATP e um torneio WTA. O WTA 2018 recebeu mais de 48 mil visitantes, que deixaram ganhos de perto de 660 milhões de yuan. As autoridades esperam que este tipo de competições ajudem a dinamizar a cultura e o turismo da cidade.

O Campeonato de Ténis de Zhuhai é organizado pela Associação de Ténis Chinesa e pelo Governo Popular de Zhuhai, com o apoio do Grupo Huafa.

Wendi Song 27.09.2019