Início Opinião Sempre Macau

Sempre Macau

O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa sintetizou como só ele sabe a essência do relacionamento entre a China e Portugal, traduzinho de forma simples, clara e afetuosa a omnipresente especificidade de Macau, que combina a sabedoria milenar chinesa e o frenesim português. 

As relações bilaterais entre Lisboa e Pequim vivem um momento de aprofundamento a vários níveis, tendo sido elevadas a um novo patamar agora com encontros anuais ao nível de ministros dos negócios estrangeiros. A aposta no intercâmbio cultural e no ensino conheceram novos desenvolvimentos, nomeadamente com o importante anúncio do apoio do Governo de Macau à criação de um novo polo da Escola Portuguesa de Macau, uma instituição que se tem afirmado como um instrumento chave, prestando um serviço imprescindível às três partes: Macau, Lisboa e Pequim. O tom de Marcelo Rebelo de Sousa foi feliz, acertado e adequado, tendo manifestado convicção e esperança de ver Macau manter as características diferenciadoras até e além de 2049, sendo a língua portuguesa um pilar estruturante.

Pode haver, todavia, uma maior atenção ao papel do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Na verdade, apesar dos recentes passos em frente, o empenho de Portugal no Fórum é ainda insuficiente. E Lisboa tem muito a ganhar ao complementar, numa perspetiva de jogo de soma positiva, o reforço das relações bilaterais com uma atitude mais proativa face a este instrumento multilateral. Sobretudo nesta fase em que o papel de Macau como plataforma sino-lusófona tem sido enquadrado no plano de desenvolvimento da Grande Baía. A este respeito, vale a pena tomar nota das declarações do Secretário-geral Adjunto do Fórum Rodrigo Brum que afirmou, na semana passada, que o projeto da Grande Baía é um desafio importante não só para Macau mas também para os países de língua portuguesa. A questão também é abordada nesta edição do PLATAFORMA pelo advogado Rui Cunha o qual, na fundação que preside, tem vindo a desenvolver um trabalho de enorme valor na promoção do direito de Macau e no diálogo com o espaço da Grande Baía.

É neste contexto que lançamos hoje o novo suplemento mensal Plataforma Grande Baía, onde damos o nosso contributo para um melhor entendimento de uma realidade dinâmica e estimulante que está mesmo aqui ao lado. A Grande Baía está à porta e esta cidade tem o dever de estar à altura do desafio. Com ambição, abertura ao exterior, reforço da plataforma com a lusofonia, e manutenção da autonomia – incluindo o catálogo de direitos, liberdades e garantias – contribuindo assim, de forma relevante, para o processo de desenvolvimento nacional. Sendo assim, Macau será sempre Macau.

José Carlos Matias 03.05.2019

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!