Início » Consulado de Angola em Hong Kong vai fechar

Consulado de Angola em Hong Kong vai fechar

O Consulado-geral de Angola em Hong Kong vai encerrar. O PLATAFORMA apurou junto de fonte diplomática que o Governo angolano acabou por decidir fechar as portas da representação oficial na região vizinha, mantendo a representação em Macau. Uma comissão do Ministério das Relações Exteriores angolano está a acompanhar o processo de encerramento, que deverá estar concluído no próximo mês.

Recorde-se que o Consulado-geral de Angola em Macau integrava a lista das 27 representações diplomáticas e consulares em risco de fechar, quando o Governo angolano anunciou que estava a estudar a possibilidade de encerrar nove embaixadas e 18 consulados. 

Na altura, o secretário para os Assuntos Diplomáticos do Presidente da República de Angola ao Ministério das Relações Exteriores justificou a decisão com a necessidade de conter gastos. O encerramento dos organismos, avançou o responsável, representaria uma poupança anual de 66 milhões de dólares norte-americanos (perto de 531 milhões de patacas).

Na proposta, elaborada pelo secretário para os Assuntos do Diplomáticos do Presidente da República de Angola, Victor Lima defendia: “Pensamos que nesta fase é absolutamente conveniente que exista um mando único, concentração de meios e racionalização de custos para atingirmos o máximo de objetivos”.

“Não deve ser aberta nem mais uma Representação Diplomática enquanto não se consolidar as medidas do redimensionamento ora propostas e deve-se, sobretudo, ser firme nas decisões que vierem a ser tomadas de modo a evitarem-se excessivas considerações que poderão de alguma forma comprometer o objetivo fundamental deste processo de redimensionamento”, alertava Lima no mesmo documento.

A proposta previa ainda um corte entre 30 a 40 por cento no pessoal que trabalha nas missões diplomáticas. 

26.10.2018

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!