Hengqin aposta na cooperação turística com Macau

por Arsenio Reis

A subdiretora do Conselho de Gestão da Nova Área de Hengqin (ilha da Montanha), Zou Hua, elogiou a coordenação entre aquela zona de Zhuhai e Macau para a construção de um centro de turismo mundial.
“A promoção de um desenvolvimento turístico coordenado entre os dois locais é uma forma extremamente importante para Hengqin cooperar com Macau na construção de um centro de turismo mundial”, disse Zou Hua à margem de um encontro de trabalho com autoridades de Macau.
Para a responsável, “as duas regiões estão a unir forças para tirarem total partido da construção da Área da Grande Baía e da ponte entre Hong Kong, Zhuhai e Macau. Estes fatores irão levar a que esta cooperação seja amplificada e aprofundada”, assegurou Zou Hua.
Estes esforços de Hengqin têm sido continuamente apoiados pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau.
No final de setembro, o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, liderou uma Comissão de Desenvolvimento Turístico em Hengqin para uma série de atividades e discussões relacionadas com a construção de um centro e destino turístico de classe mundial.
Na ocasião, Cheng Wai Tong, subdiretor da Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau, lembrou que “entre janeiro e agosto deste ano, Macau contou com mais de 23 milhões de visitantes, um aumento de 8,9 por cento em relação ao último ano”.
“Um terço destes visitantes costuma escolher mais uma ‘paragem’ para a viagem, como por exemplo Zhuhai ou Hengqin”, adiantou.
Já o vice-diretor do Departamento de Assuntos Sociais da Nova Área de Hengqin, Liu Weiguo, destacou os esforços desta nova área da cidade de Zhuhai para se focar em áreas como o turismo, a cultura e a medicina tradicional chinesa.
Esclareceu ainda que, no futuro será também promovida a partilha de recursos turísticos entre Hengqin e Macau, para a construção de um centro global de turismo e lazer na região turístico de classe mundial.
Para isso, serão desenvolvidas em conjunto rotas e produtos que deem resposta à procura do mercado internacional e uma cooperação aprofundada da indústria de turismo da região da Grande Baía, disse.
A cooperação entre as duas partes está centrada no lema “Construção conjunta de uma cooperação turística e promoção de um desenvolvimento regional coordenado entre Hengqin e Macau”, havendo uma colaboração estreita entre as duas partes.
Hengqin e Macau estão separados por uma estreita linha de água, e a fronteira de Hengqin está ativa 24 horas por dia. Atualmente, existem vários projetos de turismo em construção, designadamente, Lai Sun Creative Culture City, Xiangzhou Port Culture Block e Sumlodol Hengqin Camping Park.

Xinhua 05.10.2018

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!