Início » Altos voos

Altos voos

A importância dos voos diretos entre Pequim e Lisboa não pode ser descurada. Naturalmente, os gestores da Beijing Capital Airlines têm a responsabilidade de garantir racionalidade económica à operação. Mas é também evidente que esta ligação cimenta uma nova era nas relações bilaterais: Lisboa percebe a relevância estratégica da China na nova ordem mundial; Pequim entende as portas que Portugal abre para a Europa, o Atlântico e a Lusofonia.

O acordo com a Air Macau, que liga a região a esses voos, tem potencial interesse económico. Certamente residual. Aqui é ainda mais evidente a proteção da plataforma lusófona que o poder central desenhou para a região administrativa especial. Entretanto, está na forja outra ligação com muito interesse: Xangai-Porto, unindo duas cidades conhecidas pelo seu empreendedorismo e vocação para os negócios. Turismo, negócios e política tecem uma nova dimensão na ligação da China à economia da língua portuguesa.

Macau não se pode distrair. Por muito que Pequim proteja a região, no contexto da sua economia planificada, as oportunidades não são eternas e não faltam países, entidades e empresas posicionadas para competir por elas. É preciso ter visão, vontade política, rasgo empresarial e muito trabalho. Não é propriamente o ADN da terra. 

No contexto da plataforma sino-lusófona, há que reconhecer o mérito dos três secretários de Estado que acabam de se demitir do Governo português: Jorge Oliveira (Internacionalização), Rocha Andrade (Assuntos Fiscais) e João Vasconcelos (Indústria). Parece-me excessiva a investigação de que são alvo por terem aceitado viagens oferecidas pela Galp para que assistissem a jogos da Seleção Portuguesa de Futebol no estrangeiro. Mas não é esse o ponto. O facto é que todos eles, cada um ao seu estilo, apostaram na ligação à China e incluíram Macau no mapa. Espera-se que os seus substitutos percebam esse caminho e não se distraiam a olhar para dentro. Mas estas coisas levam tempo e deixam marca. Os voos da Galp correram mal a Macau. 

Paulo Rego

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!