Início » O futuro está entre nós

O futuro está entre nós

Três anos depois, olho para o percurso do PLATAFORMA com orgulho e alegria. Porque foi feito de sonho e visão, mas também com muita luta e obstinação. Comemoramos hoje uma data, mas sobretudo uma ideia e a sua prova de vida. Por vezes parece um milagre. Mas é sobretudo um tributo aos leitores, a Macau e a conceitos como o bilinguismo, a promoção de relações entre a China e a lusofonia e a afirmação internacional da região.

Numa terra pequena, onde a massa crítica é escassa, os meios são parcos e o mercado é relacional, o PLATAFORMA rompeu várias fronteiras: as editoriais, em busca de uma identidade complexa; as geográficas, através de parceiros internacionais como o China Daily, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias; as linguísticas, com os riscos e as dificuldades do bilinguismo; as corporativas, afirmando um título novo num mercado saturado; as de modelo de negócio, recriando fórmulas de sustentação de um semanário…

Este projeto deve-se a muita gente: às equipas que o lançaram, às que por ele foram passando, às novas gentes que chegam, aos anunciantes públicos e privados,… e a todos aqueles que, mais ou menos discretamente, acreditaram em nós e no conceito, dando-lhe rede, meios e força para crescer.

Aos leitores do PLATAFORMA, o nosso especial obrigado. Porque estas coisas levam o seu tempo. Souberam esperar, incentivar, compreender as fragilidades e elogiar os méritos. Hoje são muitos; em Macau, na China e na lusofonia. Reagem, comentam, sugerem, criticam. É para eles que trabalhamos; porque são eles, afinal, o grande veículo desta ideia central que é Macau ser capaz de criar redes de comunicação, de negócios; fazer a ponte entre mercados, bancos, juristas, artistas, academias…

Os próximos anos são de uma grande ambição. A cidade compreende-nos agora melhor e outros mundos olham com atenção para o que propomos. Já não falamos de coisas estranhas, mas sim de uma realidade visível e com sentido coletivo. Há muito por fazer. Como diria La Palice: está por fazer tudo aquilo que ainda não está feito. E é muito mais do que aquilo que fomos fazendo. Sabemos disso. Estamos prontos para um futuro que é feito convosco. 

Paulo Rego

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!