Início » A gratidão para com os pais deve ser demonstrada enquanto é possível

A gratidão para com os pais deve ser demonstrada enquanto é possível

Todos os anos, o segundo domingo de maio é o Dia da Mãe, e o terceiro domingo de junho é o Dia do Pai. Com a chegada destas duas ocasiões, os filhos e filhas enviam os seus presentes e votos de felicidade aos pais, combinando talvez ainda um jantar num restaurante com os seus entes queridos. Contudo, atualmente, estas atividades são muitas vezes adiadas ou canceladas com desculpas relacionadas com o trabalho ou a existência de planos anteriores com amigos. No dia da mãe deste ano, um amigo emigrado nos Estados Unidos escreveu um artigo de opinião sobre este dia, afirmando que a piedade filial para com as mães deve ser demonstrada a tempo, caso contrário o tempo pode retirar estas oportunidades de forma inesperada. Citando os exemplos de Zi Lu, discípulo de Confúcio, e Jackie Chan, que se afastaram dos pais, aconselhou todos a demonstrarem a sua gratidão de forma atempada, para evitar arrependimentos.

No seu artigo, muito bem escrito, refere a história de um faisão na Califórnia que se sacrifica para salvar os seus ovos durante um incêndio, e um poema de Bai Juyi da dinastia Tang, assim como a história verídica de uma mulher que procurou a sua filha por todo o país durante nove anos, demonstrando a força do amor maternal e a tristeza de perder uma mãe.

Estas histórias, como a piedade filial de Zi Lu, o faisão que protege os ovos, Jackie Chan a chorar pela sua mãe, o corvo do poema de Bai Juyi e a mãe que procura a filha, já são do conhecimento de todos, seja pelas narrações dos livros, pelas notícias, ou pelas histórias do professor Choi Chun Heng na TDM.

Embora o artigo se debruce sobre o tema do Dia da Mãe, não fazendo alusão aos pais, acredito que o segundo tema será deixado para a ocasião do Dia do Pai.

O Dia do Pai chega apenas no terceiro domingo de junho, e escrever agora sobre ele parece prematuro. Para além disso, na literatura, são menos os textos que lembram os pais do que aqueles que lembram as mães. Contudo, no clássico “San Zi Jing”, as passagens “Alimentar sem ensinar é culpa do pai” e “Dou, das colinas da andorinha, seguiu o método certo. Ensinou os cinco filhos, cada um dos quais elevou a reputação da família” falam sobre a educação dos filhos. A passagem “Dou, das colinas da andorinha” é a razão pela qual atualmente se chama “Velho Dou” aos pais em cantonês. O nome completo de Dou das colinas da andorinha era Dou Yujun, um homem do período das Cinco Dinastias que, segundo as histórias, viveu de forma frugal e caridosa, tendo depois tido cinco filhos: Dou Yi, Dou Yan, Dou Kan, Dou Cheng e Dou Xi. Dou Yujun deu aos seus filhos uma ótima educação, e estes posteriormente adquiriram cargos elevados servindo na corte, sendo apelidados de “os cinco dragões Dou”. Para além destes, sobre os pais temos ainda o trabalho dos dois calígrafos de apelido Wang (Wang Xizhi e Wang Xianzhi), e dos três gigantes literários de apelido Su (Su Xun, Su Shi e Su Zhe).

Embora, no passado, o assunto das figuras paternais incidisse principalmente sobre a educação das crianças, hoje em dia são as mães que se ocupam mais com esta tarefa, e os assuntos dos infantários, da escola e até mesmo da universidade são uma fonte de preocupação principalmente para elas. A expressão “tiger mother” (mãe-tigre), também é prova da importância que as mães dão à educação dos filhos. Será que então os pais não se interessam com o futuro dos seus filhos? É claro que não. Apenas, na divisão de tarefas domésticas, se ocupam mais com as questões financeiras, e também não possuem o mesmo cuidado meticuloso das mulheres nos assuntos do quotidiano. Em suma, o afeto dos pais e mães pelos filhos faz parte da sua natureza. Como podem os filhos não demonstrar a sua gratidão?

Embora o Dia da Mãe já tenha passado, já tendo sido enviadas as flores e comidos os jantares, o Dia do Pai ainda está para vir. Caso queira oferecer um presente ao seu pai, deixo-lhe um conselho: não deixe os seus pais em casa. Não combine nada com os seus amigos ou colegas. Converse com os seus pais, aproveite a saúde que ainda têm, ouça a conversa animada da mãe e as palavras diretas e curtas do pai. Para si, que tanto trabalha, esta é a altura certa. 

DAVID Chan 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!