Início » Revitalizar a economia real no nordeste da China

Revitalizar a economia real no nordeste da China

O Presidente Xi Jinping sempre deu importância à revitalização do nordeste da China. Xi apresentou uma série de discursos sobre como revitalizar a região, e durante as recentes sessões anuais dos órgãos legislador e consultivo da China, o Presidente realçou a importância de estimular a economia real na base industrial tradicional.

Temos assistido em anos recentes a uma maior atenção por parte do Governo central à revitalização da velha base industrial e à implementação de uma nova estratégia em 2003 para revitalizar o nordeste da China. O Governo central lançou também o 13º Plano Quinquenal de Revitalização do Nordeste da China em 2016 e prometeu revitalizar a economia real e cultivar novos motores económicos na região.

A implementação das iniciativas Made in China 2025 e Internet Plus oferece uma excelente oportunidade para o nordeste da China revitalizar o seu setor industrial. A forma como usar eficazmente a base industrial da região e os recursos humanos industriais maduros para acelerar o desenvolvimento do fabrico inteligente e das indústrias emergentes, assim como elevar o setor industrial da região para o nível médio e alto das cadeias industriais e de valor, constitui um grande desafio para as empresas da região.

Para a transformação e modernização do sector industrial da região é preciso melhorar a base interna de desenvolvimento. Primeiro, as empresas do nordeste da China devem melhorar a sua capacidade de inovação tecnológica. Uma vez que a inovação é essencial para a modernização, as empresas têm de desenvolver constantemente novos produtos através da inovação para satisfazer as exigências dos consumidores. A vantagem competitiva das empresas deve ser baseada na tecnologia e na qualidade em vez do baixo custo, e para tal terão de ser aplicados mais fundos para a investigação e desenvolvimento, para melhorar os seus mecanismos de incentivo à inovação, para criar novas plataformas inovadoras e para integrar os seus recursos inovadores.

Em segundo lugar, o ajuste estrutural interno das empresas industriais do nordeste da China deve ser intensificado. Em comparação com as empresas na região costeira do leste do país, as no nordeste da China enfrentam um maior problema de capacidade excedentária. Por isso, as empresas da região devem acelerar o processo de reduzir a capacidade excedentária, melhorar a taxa de utilização de capacidade, ajudar a desenvolver indústrias emergentes estratégicas e promover a transformação e modernização do sector industrial.

Em terceiro lugar, os gerentes de empresas na região nordeste devem incentivar o espírito criativo no seu desenvolvimento a longo prazo. Para além disso, os funcionários devem poder usar ao máximo a sua criatividade e crescer juntamente com as suas empresas.

O Governo tem de agilizar ainda mais a administração e delegar mais poderes aos governos de nível inferior e promover a reforma das empresas mistas para a revitalização do nordeste da China, pois isso irá reduzir a intervenção governamental nas atividades normais de produção e operação das empresas. Para além disso, a reforma das empresas mistas poderá revitalizar as empresas públicas no nordeste da China, promover o investimento privado e as empresas privadas.

O Governo também deve cortar ainda mais os impostos e as taxas (e existe margem suficiente para o fazer) de forma a reduzir o fardo sobre as empresas. Para além disso, o Governo deve eliminar ou regular os custos arbitrários impostos sobre as empresas no nordeste da China. Todas estas medidas ajudarão a reduzir o fardo sobre as empresas, a criar mais margem para o seu autodesenvolvimento e a atrair investimento para o sector industrial. 

Liu Xingguo*

* Investigador da Chinese Enterprise Confederation

Liu Xingguo*

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!