Início » Ano para inovar

Ano para inovar

Segundo o calendário solar, hoje é o início da primavera e o primeiro dia do Ano do Galo. O seu ramo celeste é de fogo Yin (丁) – feminino. Os astrólogos chineses focam-se na previsão dos potenciais conflitos, procurando os aspetos da vida que promovam o equilíbrio. Evitar o negativo potencia o positivo – 避凶趨吉”.
Na cultura tradicional chinesa, a busca da harmonia, que muitas vezes se manifesta como aparência, faz-se pelo equilíbrio entre o yin e o yang – o feminino e o masculino, e as suas manifestações e interações. Quando estão em harmonia, os cinco elementos Yin-Yang trazem boa sorte; quando estão em conflito há dificuldades ou problemas.
Metal, água, madeira, fogo e terra estão ligados à data de nascimento e contêm quatro pilares: ano, mês, dia e hora de nascimento. O pilar do ano define a forma como nos apresentamos, como os outros nos vêm; mas também representa os antepassados e a idade infantil. O pilar mestre é o pilar do dia e representa o “eu” e a idade adulta. Se quiser aprofundar verifique a influência do Galo de fogo Yin no seu pilar mestre.
O Galo de Fogo Yin “Ding You” (丁酉) caracteriza-se pelo perfecionismo, beleza, honestidade, coragem, dinamismo e autoritarismo. O seu elemento é o metal yin(辛), que simboliza a jóia, pedra preciosa, a neblina, o ar denso, o fruto, e outono, época das colheitas. O pilar do ano de 2017 contém no seu ramo celeste o fogo yin “Ding” (丁), relacionado com a aprendizagem, apoio e energia. A energia do fogo dá-lhe uma imagem pública estimulante e dinâmica, apoio a aprendizagem e concretização de objetivos e intenções nobres por trás das ações.

Saia da Caixa

O Fogo Yin (丁) derrete o metal Yin (辛), que é o elemento correspondente ao do Galo (酉) e potencia transformação, coragem, motivação e aprendizagem.
O ambiente é de autoconfiança e persistência, mas também vaidade e, por vezes, alguma agressividade; em especial com a Serpente, o Boi e o próprio Galo.
Vai ser um ano de grande dinâmica, mudança, novas ideias e oportunidades. É bom para quebrar barreiras, perder o medo, ter coragem e buscar o destino. Contudo, exige esforço e dedicação para que se atinjam os fins.
A natureza autoritária e agressiva do Galo aconselha a que se evitem polémicas, que podem tomar proporções inimagináveis quando se insiste em impôr determinado ponto de vista.
A dinâmica otimista leva a que se assumam riscos; por isso é necessário cautela, especialmente em esquemas que aparentam dinheiro rápido e fácil. Exercite a cooperação, o consenso, a inclusão, o “win-win”. O mote para 2017 é a inclusão, que nos abre as portas a novas perspetivas, ideias, conceitos… A co-propriedade é algo que deve ter em mente.
É um ano de transformação, que favorece a inovação e o conhecimento. Contudo, haverá muita competitividade e muita gente atrás do dinheiro; o poder estará sobre muita pressão e quem se agarrar ao “stabishment” terá mais dificuldades.
“Saia da caixa”, aproveite para a destruir os padrões convencionais, largue as crenças e a tradição para não perder a transformação. O espírito aberto será recompensado.

 

RATO – 1912, 1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008

Quando o Rato encontra o Galo, é sinal de água no lago.

O Rato representa o pico do inverno o seu elemento é a Água Yin , a gota de água, o orvalho. O Galo representa a estação de outono o mês de colheita, o fruto maduro, o ar denso, a névoa. Juntos formam um lago. Será um bom ano para o Rato, confortável, é normal que se  “sinta em casa”. 

O Galo promove uma vida confortável ao Rato, que tenderá  a tornar-se desleixado, preguiçoso, e ficar em casa por muito tempo. Para potenciar a boa sorte e o equilíbrio da água fria do Rato, pratique atividades ao ar livre. 

O Galo de 2017 também contém fogo Yin e quando o este desce ao lago, aparece o nevoeiro, essa condição cria uma perda da correta leitura do mundo que o rodeia.  Como  a água é o seu elemento, poderá indicar dificuldades a nível social.

Aproveite para socializar mais, e sair da zona de conforto e desenvolver novas competências e aptidões e terá excelentes colheitas. 

Búfalo – 1913, 1925, 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997, 2009 

Quando o Búfalo encontra o Galo é tempo de colheita de tesouros e troféus.

O Búfalo representa a terra yin, a planície húmida de inverno. A força do Búfalo e a sua capacidade de trabalho, potencia uma boa colheita no outono. A sua interação é positiva e trará bons resultados. 

O Búfalo simboliza a prosperidade através da força e do trabalho duro. É calmo, metódico, paciente e resiliente, e foge à rotina e às convenções, tem uma harmoniosa relação com o Galo. 

O Fogo do Galo de 2017 contribuirá para o aquecimento da planície húmida e promove o crescimento mais rápido do que plantar. Contudo tenha atenção ao nevoeiro que esta condição potencia. O que pode criar alguma falta de clareza na sua forma de se expressar. Seja claro na sua comunicação e planeie bem os seus projetos.

Tigre– 1914, 1926, 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998, 2010

Quando o Tigre encontra o Galo, terá de ser habilidoso para conseguir uma boa colheita.‭ ‬

O Tigre simboliza o início da primavera, o seu elemento principal é Madeira Yang, representada pela árvore.  

O sinal é de virtude simbolizado pela árvore coberta de frutas. Contudo, a colheita requer alguns cuidados e trabalho, para concretizar as ambições do Tigre.

O Fogo Yin do ano do Galo traz boa fortuna  ao Tigre, pois  ajuda a árvore do tigre a crescer mais depressa. Aproveite para construir boas relações sociais, preste apoio e cuidados as pessoas ao seu redor e tenha cuidado com as suas alterações emocionais, não se irrite, não discuta e não tome decisões de cabeça quente. 

Coelho – 1915, 1927, 1939, 1951, 1963, 1975, 1987, 1999, 2011 

Quando coelho encontra o Galo, o coelho sente a pressão extrema das oportunidades. 

O Coelho simboliza o pico da primavera e o seu elemento principal é a Madeira Yin,  representado pelo bambú, a planta e a Flor, caracterizado pela flexibilidade e energia vital, e grande capacidade de comunicação. O ano do Galo para o Coelho simboliza um arbusto coberto de bagas, uma vez que o Metal representa a prosperidade e riqueza do elemento Madeira, contudo o Galo também é o elemento contrário ao do coelho, o que cria uma pressão extrema e dificuldades. 

Será um ano com muitas surpresas e pressões a nível profissional e emocional, que podem apanhá-lo desprevenido. Evite as discórdias e conflitos, mantenha o foco nos seus objetivos, utilize os seus dons da comunicação e flexibilidade para suavizar a pressão que o ano do Galo trará.

Dragão-1916, 1928, 1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000, 2012 

Quando Dragão encontra o Galo não perde a oportunidade promissora que ele traz.

O Galo e o Dragão têm uma relação de atração. O Dragão está ligado a represas de água e o Galo está ligado a lagos. Se trabalharem no mesmo projeto, eles podem construir um bom relacionamento cooperativo e terminar o trabalho com eficiência e perfeição.

O elemento principal do Dragão é Terra Yang, representado pela montanha. A Terra é o elemento mãe do Metal. Assim o Dragão fornece proteção, sabedoria, e cuidado ao Galo. Esta compatibilidade cria excelente oportunidades ao Dragão que terá um ano muito promissor em todos os aspectos da sua vida.

O Galo prepara o palco para o Dragão mostrar a sua inteligência, energia e talento. Juntos, eles tornam-se bons parceiros. 

Cobra – 1917, 1929, 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001, 2013

Quando a Serpente encontra o Galo nasce o um sentimento de realização.

A Serpente está ligado ao Fogo Yang, o início do verão e representa um bom senso de justiça e a paixão. O Galo representa o Metal yin a jóia e o fruto ou semente da época de Outono. A Serpente contribui para que o Galo dê frutos doces. 

O elemento Metal do Galo é transformado pelo fogo o que representa um sinal de respeito do Galo. A Serpente vai sentir uma sensação de realização. 

O Fogo Yin do Galo de 2017, que indica que a sua vida social será mais ativa com mais relacionamentos sociais, contudo como é o elemento contrário (Fogo Yin), pode criar algumas perdas ou gastos, por conflito com colegas ou inimigos.

Deve prestar atenção ao stresse e às emoções que poderão atrapalhar. Será um ano de realização e concretização mas também de muito trabalho de gestão de conflitos e interesses. Planeie bem os seus projetos. 

O Galo vai trazer boa sorte á sua imagem pública, ao dinheiro e carreira.

Cavalo – 1918, 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014 

Quando o Cavalo encontra Galo, garante uma boa colheita.

O Galo e o Cavalo têm uma relação positiva, ambos energéticos o que potencia muitas oportunidades. O cavalo simboliza o Fogo Yin do pico do verão, presegue o sucesso, vitória, fama, riqueza e liderança. Juntos criam momentos de alegria e de vitória. O Galo representa pelo Metal Yin está ligado ao outono, ao fruto, colheita, autoridade e momentos alegres. O Metal Yin do Galo representa a riqueza do Cavalo, o que indica que irá ter muitas oportunidades a nível financeiro, com bons retornos. 

Contudo devido a excesso de energia e extravagância, poderá desviá-lo dos seus objetivos. Seja moderado e paciente, tenha atenção ao stress e terá um ano muito bom.

Cabra – 1919, 1931, 1943, 1955, 1967, 1979, 1991, 2003, 2015 

Quando Cabra encontra o Galo, a cabra terá de correr muito para garantir tesouros na colheita.

A Cabra tem como principal elemento Terra Yin, e representa a planície, a terra fértil. As pessoas do signo de cabra são afetuosas e pacificadoras, raramente perdem a cabeça. 

A Terra é o elemento “mãe” do elemento de Metal Yin do Galo, assim no seu relacionamento fornece proteção, sabedoria, cuidado, mas requer trabalho.

As características da Cabra potenciam  a capacidade de vencer, mas terá de gastar muita energia e ser criativo para ultrapassar os obstáculos do ano.

Planear muito bem os seus projetos futuros, criar sinergias conciliadoras e protetoras dos interesses de todos os intervenientes e não cometer erros, será a chave do seu sucesso. 

Este ano contará com ajuda extra do Galo de Fogo Yin, conte com a ajuda de amigos para atingir os seus objetivos. Evite o stress, pacifique os conflitos, será um ano de oportunidades para o crescimento.

Macaco –  1920, 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004, 2016

Quando Macaco encontra o Galo, pressiona o Galo a iniciar a época da colheita.

O Macaco precede o signo do Galo, o seu elemento principal é Metal Yang,  o machado, e representa a chegada do outono e a força dos ventos. O seu espírito veloz, curioso, bem como a sua capacidade de solucionar dificuldades acelera as mudanças e oportunidades que o Galo lhe trás.

O Metal yYang  do Macaco requer sempre algum trabalho de fogo para amadurecer e crescer, este ano conta com a ajuda do calor do Galo de Fogo,  será um ano cheio de oportunidades. Seja diligente e obterá o que deseja. As dificuldades do ano anterior irão dissipar-se, aproveite a força do seu vento, e a aprendizagem que o ano do Macaco lhe trouxe, para vencer. Aproveite as boas colheitas que o Galo lhe traz.

Galo – 1921, 1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005

Quando o Galo encontra o Galo, é sinal de competição, pela melhor colheita.

O Galo representa a estação de Outono o mês de colheita. O fruto maduro pronto a ser colhido está ligada às frutas, à névoa densa; o seu elemento é o Metal Yin, representado pela jóia e pelas pedras preciosas. 

Terá este ano outro Galo a competir pelo mesmo papel, ou então uma verdadeira ajuda, tudo depende da forma como lidar com as situações.

A companhia de outro Galo propicia a oportunidade de se ver ao espelho, o que tem muitos pontos positivos a nível de crescimento e desenvolvimento interior.

Encare o ano como um ano de colheitas e não se envolva em nenhuma disputa, nem em conflitos, pois só irão desgastá-lo. Concentre-se nos seus objetivos e aproveite para desenvolver novas habilidades e competências. 

Cão – 1922, 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006

Quando o cão encontra o Galo, o Cão feliz receberá a sua riqueza e fará doações.

O Cão é signo que sucede o Galo, tem como elemento principal a Terra Yang está ligado aos vales e montanhas, e contém também Metal Yin e Fogo Yin, que são os dois os elementos do Galo de Fogo Yin, a névoa será bem recebida pelo Cão. As sementes e frutos do Galo serão facilmente acolhidos pela terra do cão, contudo o excesso de Fogo, em especial no verão, pode tornar-se desgastante e provocar alguma erosão aos vales e montanhas. 

Podem aparecer algumas dificuldades a nível emocional, bem como conflitos sociais. Prepare-se para emoções fortes, acolha as diferenças dos outros e as mudanças, seja moderado e mais flexível e não atue de cabeça quente.

Não caia no pessimismo devido aos conflitos emocionais, pois a atração do Galo e do Cão pelo Metal permeia muitas oportunidades a nível financeiro.

Como se refere noo signo do Galo, ele representa a estação de outono o mês de colheita. O fruto maduro, pronto a ser colhido, está ligada às frutas, à névoa densa, e o seu elemento é o Metal Yin representado pela jóia e pelas pedras preciosas. 

Porco – 1923, 1935, 1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007 

Quando o Porco encontra a Galo, o sinal é da água fria ou de névoa no lago.

O Porco representa o início do inverno e o seu elemento é a Água Yang, o rio e o mar. O Galo representa a estação de outono o mês de colheita. O fruto maduro pronto a ser colhido, e a névoa ou o ar denso. O seu elemento é o Metal Yin, que é o elemento “mãe” da Água. Assim, no seu relacionamento fornece proteção, sabedoria, cuidado. 

O Porco também contém Madeira Yang, o que simboliza uma árvore coberta de frutos. Contudo, a Água fria do inverno do Porco deteriora rapidamente os frutos providos pelo Galo. A colheita estará acessível; contudo, será difícil para o Porco conservar os frutos. 

A névoa criada por esta combinação entre o Porco e o Galo implica uma perda da correta leitura do mundo que o rodeia. E, consequentemente, dificuldade de tomar decisões. Como a Água representa os seus amigos e a vida social, tenderá a criar dificuldades de comunicação, mal-entendidos.

A melhor forma de lidar com este ano difícil é manter a calma, não perder o foco, corrigir os mal-entendidos. Será um bom ano para estudar e desenvolver novas competências. 

Lembre-se da sua capacidade de contornar obstáculos, da rápida movimentação e transformação, do seu espírito aberto e da capacidade de integrar novas ideias. É tudo o que o Galo de 2017 anseia, e, se tiver paciência, acabará por será premiado por isso.

Alexandra Lemos

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!