Início » Maior fonte de turistas pelo 4º ano consecutivo

Maior fonte de turistas pelo 4º ano consecutivo

De acordo com a CNR, a Feira Comercial do Turismo Internacional da China de 2016, organizada pela Administração Nacional do Turismo, a Administração da Aviação Civil da China e o Governo Municipal Popular de Xangai, teve início há alguns dias atrás no Shanghai New International Expo Center, e a China já se tornou na maior fonte mundial de turistas pelo quarto ano consecutivo, contribuindo em média para mais de 13% das receitas do setor em todo o mundo.
Segundo Li Jinzao, presidente da Administração Nacional do Turismo, o turismo é atualmente um dos setores de mais rápido desenvolvimento a nível mundial. Tomando a China como exemplo, a indústria do turismo contribuiu em mais de 10% para a economia e mercado de emprego do país. Em 2015, o investimento na indústria turística ultrapassou os 1,2 biliões de yuans, sendo um aumento de 40%. Nos três primeiros trimestres deste ano, o país teve 3,36 mil milhões de turistas internos, 194 milhões de turistas no turismo emissor e recetor, assim como receitas de 2,9 biliões de yuans neste setor, representando um aumento de 11%, 13,5% e 3,7%, respetivamente. A China já se tornou no maior mercado de turismo emissor pelo quarto ano consecutivo, contribuindo em média para mais de 13% das receitas globais do setor. O presidente referiu também que o modo de desenvolvimento do turismo na China está atualmente a atravessar mudanças históricas. Em consonância com os cinco grandes conceitos de desenvolvimento (inovação, coordenação, desenvolvimento verde, abertura e partilha), a indústria turística da China está a seguir um modelo inovador de desenvolvimento, transitando de um “turismo cénico” para um “turismo holístico”.
O “Relatório Anual do Desenvolvimento do Turismo Emissor da China de 2015” publicado pela Academia do Turismo da China, revelou que, apesar do turismo emissor do país já ter atingido um volume de centenas de milhões, no que diz respeito ao número de turistas, direção dos fluxos turísticos, dimensão do mercado e estrutura do consumo, o mercado do turismo emissor da China ainda se encontra numa fase inicial de adaptação às circunstâncias nacionais.
Relativamente ao volume de turistas, o desenvolvimento do turismo emissor da China não é um processo uniforme devido às diferenças de desenvolvimento socioeconómico das diferentes regiões, o que causa muitas disparidades regionais. A região oriental da China tem sido desde há muito tempo a principal fonte de turistas que saem rumo ao estrangeiro, enquanto as regiões do Centro e do Oeste têm registado declínios, não sendo ainda o turismo emissor, por isso, uma atividade de consumo generalizada.
Do ponto de vista dos destinos dos fluxos turísticos, cerca de 70% do turismo emissor tem como destino Hong Kong, Macau ou Taiwan, indicando que este setor na China ainda demonstra uma preferência por viagens de curta distância, apontando também uma transição do turismo interno para o turismo rumo ao estrangeiro relativamente à distância, destinos, tempo de estadia e consumo.

ZhYanliang

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!