Início » Macau e o Grande Prémio

Macau e o Grande Prémio

O Grande Prémio anual chega mais uma vez a Macau. Realizando-se todos os anos na terceira semana de novembro, este é um evento que já acontece há seis décadas, tendo nestes 63 anos trazido a Macau uma fama internacional, turistas de todo o mundo, fortes lucros no setor turístico e momentos memoráveis de lazer para os seus residentes.

Nos seus 63 anos de história, o Grande Prémio de Macau cresceu de uma competição amigável para o evento internacional que é hoje, e também os carros evoluíram de simples descapotáveis até aos atuais veículos de Fórmula Um.

Durante as fases iniciais do Grande Prémio, toda a administração cabia essencialmente às autoridades municipais. Assim, todos anos, na altura do Grande Prémio a cidade inteira ficava ao rubro, com homens e mulheres a correr para a zona do porto para ver as corridas. Posteriormente, devido às várias medidas necessárias para a evolução contínua do evento, as autoridades responsáveis aumentaram o número de unidades com funções específicas, como o Comité do Grande Prémio para as questões técnicas, a Direção dos Serviços de Turismo para as questões de marketing e o Corpo de Bombeiros e Corpo de Polícia para as questões de emergência ou de preservação da ordem.

O Grande Prémio de Macau é extremamente valorizado no mundo das corridas de automóveis a nível internacional. Para além dos seus longos 63 anos de história, a qualidade da pista de Macau também ocupa um lugar importante.

A pista do Grande Prémio de Macau é o Circuito da Guia, com 6,2 km de comprimento, e trata-se de uma pista urbana. Tendo sido construída com base na complicada topografia urbana de Macau, ela possui muitas características distintas e especiais relativamente a outras pistas urbanas internacionais.

Devido à sua natureza perigosa, o Circuito da Guia atrai muitos dos melhores automobilistas do mundo a virem aqui experimentar este desafio. Contudo, nos seus 63 anos, poucos conseguiram triunfar nesta pista, e muitos foram por ela vencidos. De qualquer das formas, o Grande Prémio continua a atrair muitos automobilistas todos os anos para o desafio do circuito, fazendo crescer a fama de Macau a nível internacional e contribuindo para o setor do turismo. Este ano, o Grande Prémio é organizado pela primeira vez pelo Instituto do Desporto, o qual possui muita experiência na realização de eventos de grande dimensão. Este facto, juntamente com a colaboração de outras instituições e departamentos, leva a crer que a edição deste ano não será inferior às do passado. O Grande Prémio de Macau continuará a crescer, tornando-se cada vez melhor ano após ano. 

DAVID Chan

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!