Mario Neves e Campina Ferreira – NOVO ELEVADOR E MIRADOURO NA COLINA DA TAIPA PEQUENA

por Arsenio Reis

 

Na sequência do concurso de ideias organizado em 2012 pela DSSOPT para otimização e revitalização da Colina Norte da Taipa Pequena decorrem já no local os trabalhos de construção do projeto da responsabilidade da ‘Macau Professional Services, Ltd. (MPS)’.

 

Se a obra correr como o previsto, dentro de um ano, junto da Rotunda de Leonel de Sousa, vai haver uma nova Praça dotada de uma cobertura com pala semi-envidraçada de traçado curvilíneo (integrando um quiosque de informações turísticas e um bloco de sanitários públicos) e uma nova torre envidraçada (integrando dois elevadores panorâmicos) com uma passagem aérea a facilitarem a ligação entre a zona da Praça e Rotunda e o novo Miradouro da Estrada de Sete Tanques. Em causa estão a demolição de um edifício degradado existente junto à Rotunda (entretanto demolido) e a transformação desse espaço numa Praça de estadia e lazer, o reforço paisagístico da encosta existente com novas espécies (incluindo a estabilização dos taludes existentes) e a remodelação de uma antiga e pequena plataforma existente junto à Estrada de Sete Tanques e a ampliação e transformação desse espaço num novo Miradouro e zona de contemplação de Macau.

O projecto, uma vez concluído, permitirá que turistas e residentes desfrutem de uma vista panorâmica ímpar da península de Macau a partir da passagem aérea e Miradouro.

Facilitará ainda a ligação e acesso pedonal ao monumento e à esplanada existentes no topo da Colina. Para melhor inserção paisagística do projeto, algumas das novas infraestruturas técnicas e de apoio a construir na Praça integrarão sistemas de jardins verticais nas fachadas e floreiras nas coberturas.

O Templo Tou Tei (Deus da Terra), existente no sopé da colina, será preservado e integrado na futura praça e a sua envolvente ajardinada.

Para além da iluminação pública, o projecto terá iluminação decorativa específica com recurso a pontos de luz LED embutida e espalhada ao longo dos pavimentos de granito da praça, da cobertura em pala semi-envidraçada, da passagem aérea e ao longo dos pavimentos do novo Miradouro e que darão um ambiente cénico particular e “estrelar” ao espaço à noite.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!