REFORÇO BANCÁRIO

por Arsenio Reis

O Banco Popular da China vai injetar 500.000 milhões de yuan (81.644 milhões de dólares) nos cinco principais bancos do país, para combater a desaceleração económica, revela a imprensa local.

A medida foi divulgada pelo portal de notícias “Sina.com”, citando vários analistas financeiros, apesar de a notícia não ter sido confirmada ou desmentida pelo Banco Popular da China, a instituição central do país. O portal revela também que o Banco Central iniciou na terça-feira um programa especial de cedência de 100.000 milhões de yuan a três meses a cada uma das cinco entidades financeiras mais importantes do país.

A medida é anunciada depois de uma série de indicadores económicos apontarem a economia chinesa como a “perder velocidade”, apesar do crescimento de 7,4% nos primeiro seis meses do ano e de estar mais próspera do que as economias norte-americana, europeia e japonesa.