JIA RUI QUER VOLTAR A TRAZER OURO PARA MACAU

por Arsenio Reis

 

Foi o primeiro atleta a dar a Macau uma medalha de ouro nos Jogos Asiáticos. Jia Rui, de 27 anos, quer repetir a proeza e garante que vai dar o seu melhor na prova de wushu em Incheon.

 

A primeira medalha de ouro de Macau nos Jogos Asiáticos, conseguida em Cantão, há quatro anos, tornou Jia Rui popular. Na edição deste ano da competição, em Incheon, na Coreia do Sul, o atleta de wushu salienta que vai “envidar todos os esforços” para voltar a chegar ao pódio. “Claro que desejo conquistar uma medalha, alcançar um resultado excelente e fazer brilhar o nome de Macau no exterior”, disse em declarações ao Plataforma Macau.

Jia Rui ressalva, no entanto, que a responsabilidade de ter conseguido uma medalha de ouro na prova anterior não lhe gera maior pressão. “Não tenho nenhum sentimento especial, é como qualquer outra competição, normalmente treino duas horas por dia”, explicou.

Macau vai levar a Incheon sete atletas de wushu. Para Jia Rui, a competição chega em força de todas as partes da Ásia. “Acho que todos os atletas dos países asiáticos são excelentes, os de Hong Kong, do Japão, do Vietname, de Taiwan, da Malásia e especialmente da Coreia do Sul, que é o país anfitrião e, por isso, está em vantagem”, constatou.

Jia Rui é natural da província chinesa de Henan e foi convidado a participar num intercâmbio em Macau em 2003. Desde então reside no território e participa em competições de wushu no exterior com as cores da Região.

Foi com cinco anos que começou a praticar esta arte marcial chinesa, porque lhe “parecia um desporto muito interessante” e dois anos depois estava a participar em competições.

Na sua estreia nos Jogos Asiáticos, em 2006, ganhou uma medalha de prata e o ouro chegou na edição seguinte.

Desde 2006 que ensina wushu a crianças e em 2011 tornou-se treinador de futuros atletas de Macau.

 

Patrícia Neves com Laura Lao

 

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!