Início Economia “EMPENHO” NO PROJETO TURÍSTICO OKAVANGO-ZAMBEZE

“EMPENHO” NO PROJETO TURÍSTICO OKAVANGO-ZAMBEZE

O secretário de Estado do Turismo de Angola, Alfredo Varo Kaputo, enalteceu o envolvimento multissetorial do Estado angolano no desenvolvimento do turismo, com destaque para a Área de Conservação Transfronteiriça Okavango-Zambeze (KAZA).

O responsável disse que a intervenção dos ministérios da Energia e Águas, Telecomunicações, Saúde, Ambiente, Transportes, entre outros, vai permitir uma maior dinâmica na implementação do projecto KAZA.

Kaputo falava à imprensa no final de uma atividade desenvolvida na região do Cuando Cubango, visando avaliar, através dos distintos ministérios do Estado angolano, os projectos de âmbito turístico, com destaque para o Pólo de Desenvolvimento.

Grande parte do projeto Okavango/Zambeze está no território da província do Cuando Cubango, por isso todas as acções para a sua implementação têm de estar conformadas com o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Província, com o Plano de Desenvolvimento do Turismo, disse.

Por outro lado, o secretário de Estado mostrou-se satisfeito pela evolução do projeto, sobretudo no que diz respeito à desminagem, uma vez que já foram limpos os portos fluviais de Rivungo e do Cuvango, bem como os aeródromos de Licua, Jamba, Luengue e Luiana (município de Rivungo).

“Estamos satisfeitos porque existem passos que já foram dados. A desminagem já é uma realidade, sentimos o reassentamento das populações ao longo da região que visitámos, a própria biodiversidade hoje já é uma realidade”, sublinhou.

Durante a sua estadia na região do Cuando Cubango, a delegação, chefiada pelo secretário do Estado do Turismo visitou a administração municipal do Dirico, administração comunal do Mucusso (Dirico), a administração comunal da jamba, o posto fronteiriço de Bwabwata, o parque nacional do Luiana e o Bico de Angola (Rivungo).

Em cada localidade, o secretário auscultou as principais dificuldades das populações e garantiu que o governo de Angola está a trabalhar no sentido de encontrar soluções tendentes a melhorar as condições sociais locais.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!