UNIVERSIDADES CHINESAS RECEBEM MAIS 80 ESTUDANTES DE CABO VERDE

por Arsenio Reis

Mais de 80 novos estudantes cabo-verdianos vão estudar, a partir de setembro, nas universidades chineses, com bolsas de estudo total ou parcial da República Popular da China.

O anúncio foi feito pelo embaixador da China em Cabo Verde, Su Jian, durante a inauguração do Estádio Nacional de Cabo Verde, afirmando que é assim ultrapassada a cifra de 300 estudantes cabo-verdianos a prosseguir os seus estudos na China-continental. “Também, dentro em breve, o Instituto Confúcio, numa parceria tripartida com a Universidade de Cabo Verde (UNI-CV) e a Associação de Amizade Cabo Verde – China (AMICACHI), entrará em funcionamento na Cidade da Praia”, prosseguiu o diplomata, mostrando.

Su Jian indicou que algumas províncias e municípios chineses estabeleceram parcerias culturais com Cabo Verde, pelo que, no próximo mês, um grupo de 27 artistas chineses apresentará um espetáculo na Cidade da Praia.

“A cooperação descentralizada, ou seja, a geminação entre cidades dos nossos dois países tem sido cada vez mais dinâmica, estando alguns municípios sino-cabo-verdianos em contacto para o efeito”, disse o embaixador, afirmando ainda que a China financia cursos profissionais promovidos por organizações não governamentais cabo-verdianas.

A cooperação entre os dois países destaca-se ainda na área da saúde e, em setembro próximo, uma nova equipa médica chinesa chegará à Cidade da Praia para prestar assistência e consultas de curta duração no país.

Ainda no decorrer deste ano, Su Jian garantiu que a China vai oferecer duas embarcações de patrulha e demais materiais militares a Cabo Verde.

“A China toma sempre o progresso de Cabo Verde como a sua própria realização, por que tem tomado parte no processo de desenvolvimento cabo-verdiano. O sucesso de Cabo Verde constitui para nós uma fonte de esperança na ascensão africana e na afirmação dos países insulares no mundo”, elogiou.

O embaixador da China disse que todos os outros projetos que o seu país financia em Cabo Verde ganharão fulgor em 2015, ano em que o arquipélago comemora o 40º aniversário da sua independência nacional.

Nos 40 anos de independência, a China tem sido um parceiro constante de Cabo Verde, tendo construído uma série de edifícios emblemáticos, como a Assembleia e o Auditório Nacionais, a Barragem de Poilão, no interior da ilha de Santiago, e agora o Estádio Nacional, inaugurado no sábado.