MEGA DEPÓSITO EM OURO DESCOBERTO EM XINJIANG

por Arsenio Reis

 

Grupo de geólogos chineses descobriu da Região Autónoma Uigur de Xinjiang um depósito de ouro com um valor estimado em mais de seis mil milhões de dólares americanos.

 

Geólogos chineses encontraram um mega depósito de ouro na parte noroeste da Região Autónoma Uigur de Xinjiang, de acordo com informações avançadas esta semana pelas autoridades locais.

O ouro tem um valor estimado em 6,46 mil milhões de dólares americanos. Com pelo menos 127 reservas confirmadas, este é já o maior depósito de ouro descoberto em Xinjiang, uma região rica neste metal precioso.

O depósito está localizado no Condado de Ugar, que faz fronteira com o Quirguistão, na parte ocidental da região autónoma, segundo as declarações do Gabinete Regional para a Geologia e Exploração e Desenvolvimento Mineral.

“Estima-se que a quantidade total de reservas exceda as 200 toneladas”, disse à agência de notícias oficial chinesa Xinhua Cui Hongbin, responsável pela equipa de exploração.

A descoberta não só vai aumentar a produção de ouro chinesa, que totalizava cerca de 211 toneladas na primeira metade deste ano, mas vai também beneficiar as receitas locais e a oferta de emprego, acrescentou o responsável.

O Gabinete Regional para a Geologia e Exploração e Desenvolvimento Mineral passou duas décadas a investigar esta área. Ainda de acordo com Cui Hongbin, ao longo das atividades de exploração foram encontradas mais de 20 faixas de minério de ouro no depósito de Sawayaerdun, uma área que abrange 20 quilómetros quadrados.

Esta nova descoberta já atraiu a atenção dos principais exploradores de minas na China, que expressaram interesse no desenvolvimento conjunto da área.

Recorde-se que, em 2013, este gabinete descobriu outros dois depósitos de ouro nos condados de Xinyuan e Hejing, com reservas de mais de 50 toneladas.

A China é o maior produtor de ouro do mundo. Só em 2012, produziu 403,05 toneladas, um aumento de 11,6% face a 2011, de acordo com a Associação de Ouro da China.

Este crescimento deve-se, segundo a associação, às políticas governamentais, as quais terão favorecido a indústria nos últimos anos.

As dez principais produtoras do país, que estão localizadas nas províncias centrais de Shandong, Henan e Jiangxi, foram responsáveis por 82,7% da produção total desse ano.

Em 2011, os chineses compraram cerca de 761 toneladas de ouro, tornando-se no segundo consumidor mundial do metal, logo a seguir à Índia.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!