FALTA DE CONSENSO SOBRE METRO PODE ADIRAR CONSTRUÇÃO E AUMENTAR CUSTOS

por user.admin

O Governo de Macau convidou a escultora portuguesa Cristina Rocha Leiria, autora da estátua Kun Iam, para fazer uma análise à proposta do traçado do segmento sul da linha do metro ligeiro da península de Macau, que vai passar pela Avenida 24 de Junho. O anúncio foi feito pelo secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, que realçou que o metro ligeiro é uma infraestrutura importante para resolver os problemas do trânsito de Macau. O adiamento da construção do traçado irá elevar os custos e, por essa razão, o governo está a trabalhar para que o metro entre em funcionamento o mais rápido possível, sublinhou o responsável.

Quanto às opiniões divergentes sobre o traçado, Lau Si Io disse numa reunião da Comissão Permanente da Assembleia Legislativa, que espera maior consenso. Se esta proposta continuar a ser discutida, a construção será adiada e os custos vão aumentar, notou.

Lau Si Io frisou que, apesar de não se ter realizado consulta pública para a proposta adotada para a Avenida 24 de Junho, não significa que o governo não tenha outros meios para recolher as opiniões da população. Adiantou que a proposta já tinha sido apresentada no plenário e na Comissão Permanente da Assembleia Legislativa, onde os deputados discutiram o tema.

O líder da pasta dos transportes realçou ainda que o Executivo vai continuar a ouvir as opiniões sobre o traçado na Avenida 24 de Junho, incluindo a análise do impacto ambiental.

Recorde-se que inicialmente foi previsto para este projeto um custo de 4,2 mil milhões de patacas, valor que viria a ser revisto em alta, em 2009, para 7,5 mil milhões de patacas. Em 2011, o Governo voltou a atualizar o orçamento para a construção da primeira fase do metro de superfície, para 11 mil milhões de patacas.